Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ato pela Democracia reúne manifestantes no Calçadão de Londrina

11/08/22 às 18:38 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os atos pela democracia marcados para esta quinta-feira (11) em diversas cidades do Brasil também estão ocorrendo em Londrina. Após leitura da carta às brasileiras e brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, realizado na Universidade Estadual de Londrina, manifestantes estão reunidos no Calçadão para conversar com a população sobre a importância da democracia e da defesa do sistema eleitoral.


A manifestação é uma resposta aos ataques sistemáticos feitos pelo presidente e candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, ao sistema eleitoral brasileiro. “Esse ato, quem convocou primeiramente foi a Uni, mas tem várias organizações e personalidades preocupadas com personagens que estão tumultuando o processo democrático no Brasil”, explicou o representante do Comitê Unificado, Venâncio de Oliveira.


O movimento, a menos de dois meses do primeiro turno das eleições, é considerado um marco simbólico na reação da sociedade civil frente a ataques ao sistema eleitoral. “A gente quer conversar com a população londrinense. Mas claro que toda a marcha precisa andar, então vamos dar uma volta pelo centro para conversar com as pessoas sobre a importância da democracia no país e o porquê a população londrinense tem que estar engajada com essa luta. E vamos terminar no Ouro Verde com um ato cultural, porque democracia e cultura combinam”, afirmou Venâncio.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024


A UEL vai realizar um novo ato durante a noite para ler mais uma vez a carta, que conta com quase 1 milhão de assinaturas. A carta em defesa da democracia, dos tribunais superiores e do Estado Democrático de Direito, organizada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), é inspirada na “Carta aos Brasileiros” de agosto de 1977. Na ocasião, o professor Goffredo da Silva Telles Junior leu o documento que denunciava a ilegitimidade do governo militar e o estado de exceção vivido durante a ditadura.


Apesar de ser um movimento apartidário e não citar o atual presidente na carta, a adesão ao documento foi criticada por Jair Bolsonaro (PL). A carta vai contra a postura do presidente, principalmente por conta dos ataques às urnas eletrônicas e possibilidade dele não aceitar o resultado, caso seja derrotado em outubro.


“Ela traz que com eleições livres e democracia, todos ganham. Sem democracia, a gente teve anos do chumbo no país e a gente não desenvolve. Esse é o espírito da carta”, explicou Venâncio.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá