Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Audiência pública debaterá ampliação do horário do comércio aos sábados em Londrina

31/08/22 às 18:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

em A ampliação do horário de comércio varejista aos sábados será debatida em audiência pública, na Câmara Municipal de Londrina (CML), na segunda-feira(5), às 19 horas. O evento coordenado pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação ocorrerá de forma híbrida, com possibilidade de participação presencial, na Sala de Sessões do Legislativo, e remota, pela internet. 


Os interessados em participar da audiência no prédio da Câmara podem fazer cadastro antecipadamente e confirmar sua presença pelo link: bit.ly/presenca-audiencia-PL-110-2022. Aqueles que desejam participar de forma remota podem acompanhar pelo Youtube e Facebook da CML e terão oportunidade de se manifestar por meio do link que estará disponível nas plataformas minutos antes do evento.


O projeto de lei (PL) nº 110/2022 propõe mudança no Código de Posturas do Município (lei nº 11.468, de 29 de dezembro de 2011). Apresentado pelo vereador Emanoel Gomes (Republicanos), o PL altera o inciso I do artigo 16 da lei para prever que o comércio varejista de modo geral possa funcionar todos os sábados das 9 às 18 horas. Atualmente é permitido o funcionamento de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas e aos sábados apenas das 9 às 13 horas. Além disso, o Código de Posturas determina hoje que no primeiro e no segundo sábados depois do quinto dia útil do mês o comércio possa abrir das 9 às 18 horas.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024


Na justificativa da matéria, o autor afirma que o horário ampliado aos sábados já ocorre em outras cidades do estado, como Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava, e tem como objetivo o crescimento e o desenvolvimento econômico de Londrina. O vereador justifica ainda que a Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre sindicados patronal e dos empregados do comércio, prevê que os comerciários possam trabalhar em todos os sábados das 9 às 18h, mediante o cumprimento de diversas obrigações.


Em parecer prévio, a Assessoria Jurídica da Câmara de Londrina indicou a necessidade de realização de audiência pública, pois o projeto altera o Código de Posturas, lei integrante do Plano Diretor. O Estatuto da Cidade (lei federal nº 10.257/2001) exige, no processo de implementação ou alteração das leis do Plano Diretor, a promoção de audiências públicas e debates com a participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade.


Após a realização de audiência pública, o projeto de lei receberá parecer definitivo da Comissão de Justiça. Em seguida, deverá ser apreciado pela Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente e pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá