Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Audiência pública discute revisão do Plano Diretor de Londrina

07/12/19 às 18:08 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Câmara Municipal de Londrina realiza nesta segunda-feira (9), às 19 horas, audiência pública para apresentar e discutir o projeto de lei (PL) do Executivo nº 207/2018, que promove a revisão da Lei Geral do Plano Diretor Participativo Municipal de Londrina, vigente desde 2008 (lei nº 10.637/2008). Coordenado pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação do Legislativo, o evento será realizado na sala de sessões da Câmara e é aberto à participação da população. Também haverá transmissão ao vivo por meio do site www.cml.pr.gov.br e pelo canal Câmara Londrina no Youtube.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Roberto Alves Lima Junior, representará a prefeitura na audiência e fará a apresentação do projeto de lei. Em seguida, haverá a manifestação do Conselho Municipal da Cidade (CMC). As entidades consultadas na tramitação do projeto de lei também foram convidadas a participar. A realização de audiência pública é uma exigência do Estatuto da Cidade (lei federal nº 257/2001), que também obriga a atualização do Plano Diretor a cada dez anos.  Durante o evento a população poderá apresentar sugestões ao projeto de lei ou até às 19 horas do dia seguinte (10), por escrito, no protocolo da Câmara Municipal de Londrina.

Participação - Para o relator do projeto na Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara de Londrina, vereador Eduardo Tominaga (DEM), a participação da população durante a audiência pública é fundamental. "Com certeza, durante este mandato, é o principal projeto a ser discutido. É o momento de a população dar opinião. É importante porque [os cidadãos] vão ter a oportunidade de ver o IPPUL apresentando novamente as propostas que estão colocadas na Lei Geral [do Plano Diretor] e os munícipes, a sociedade civil organizada, estará se manifestando, colocando seus pontos de vista", disse Tominaga.  

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O vereador ainda explica que depois da audiência pública, o projeto de lei segue para as comissões temáticas, mas não deve ser votado neste ano. "Em relação ao prazo, a gente já havia alertado que não haveria tempo suficiente para que o projeto fosse aprovado esse ano, justamente devido à tramitação legal", avalia o relator do projeto.  

Projeto - O Plano Diretor é a base da política de desenvolvimento urbano e de expansão da cidade, pois define o planejamento territorial do município. O documento é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes e serve como diretriz para leis complementares. A Lei Geral do Plano Diretor vigente (Lei nº 10.637/2008) foi sancionada em 24 de dezembro de 2008 e as normas complementares, como lei de uso e ocupação do solo e a lei de zoneamento urbano, foram aprovadas entre os anos de 2010 e 2015. Esse período entre a aprovação da lei geral e das regras complementares criou, na avaliação do vereador Eduardo Tominaga, um descompasso. "Muitos dos problemas de ordem burocrática, de mobilidade, de zoneamento [de Londrina] são por conta da falta de discussão e de celeridade do poder público em aprovar de forma organizada, em 2008, todos os projetos. Agora é a oportunidade de participar, colocar posicionamento e inclusive trazer propostas".

O projeto de lei que está em discussão na Câmara de Londrina foi apresentado pelo Executivo em dezembro de 2018 e tem mais de 2,5 mil páginas. O presidente do IPPUL, Roberto Lima Junior, afirma que a revisão do Plano Diretor é importante na condução de políticas públicas para a cidade de Londrina pelos próximos 10 anos. "O projeto traz ações e diretrizes prioritárias para que os gestores públicos tomem suas decisões e seus investimentos calcados no Plano Diretor, assim como prevê o Estatuto da Cidade. É uma legislação que também faz um diagnóstico de toda a realidade de mobilidade da cidade, realidade econômica, da saúde, da educação. É um panorama de todos os planos setoriais", explica o presidente do IPPUL.

Com CML

© Copyright 2023 Grupo Tarobá