Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Audiência pública sobre empréstimo de R$ 3,5 bi ao Rio termina em confusão

25/07/17 às 18:55 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Terminou em confusão a audiência pública realizada na tarde desta terça-feira, 25, pela Secretaria de Estado de Fazenda do Rio sobre a operação de crédito de até R$ 3,5 bilhões, que integra o plano de recuperação fiscal do governo fluminense. Antes de completar uma hora de audiência, funcionários da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) que estavam na plateia do auditório da secretaria elevaram o tom dos protestos e pediram a suspensão da sessão. Alguns representantes de bancos que participavam da audiência aproveitaram para deixar o local.

Os funcionários da estatal de saneamento acompanharam a audiência porque a privatização da Cedae será dada como contragarantia para a operação de crédito, garantida pela União. Funcionários da companhia também participaram de um protesto em frente à sede da Secretaria de Fazenda, local da audiência. O empréstimo é uma das medidas do plano de recuperação, prevista desde o termo de compromisso firmado entre o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e o governo federal em janeiro.

Cumprida a etapa da audiência pública, o subsecretário de Estado de Fazenda, Luiz Cláudio Gomes, demonstrou otimismo ao estimar que o edital para seleção da instituição financeira, ou do consórcio de bancos, que fará o empréstimo poderá ser lançado entre fim de agosto e início de setembro. Na segunda-feira, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou que poderá participar como organizador do consórcio, mas a maioria dos recursos do empréstimo deverá vir de bancos privados, pois, por lei, instituições públicas não podem emprestar para gastos com pessoal.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Segundo Gomes, a contratação viria poucos dias após a seleção, que será feita por pregão presencial. "Os recursos da operação de crédito deverão sair no fim de agosto ou início de setembro", disse Gomes, após a audiência pública, explicando que, lançado o edital, a operação pode demorar "três ou quatro dias para acontecer".

Isso se o governo federal cumprir sua parte. Para contratar a operação de crédito, o Estado do Rio ainda depende da publicação do decreto de regulamentação da lei que criou o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e de uma análise prévia para determinar o valor da Cedae. Como essa avaliação prévia é mais simples do que o estudo para determinar o valor de uma companhia para ser vendida, a secretaria espera que o processo não demore.

Assinaram a lista de presença da audiência pública representantes de bancos como HSBC, Deutsche Bank, Itaú Unibanco, Credit Suisse, Bank of America, Bradesco, ABC Brasil e Citi. A maioria deixou a Secretaria de Fazenda sem falar com a imprensa, mas dois executivos que pediram para não ter seus nomes publicados destacaram que falta definir o modelo da operação.

A apresentação feita pela subsecretária de Estado de Finanças, Lígia Ourives, mostrou que vários pontos ainda estão indefinidos, como a composição do crédito (qual parcela será denominada em reais e qual em moedas estrangeiras), a possibilidade de liquidação da dívida antes do prazo previsto de 36 meses e o custo da operação.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá