Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Battisti será trazido ao Brasil antes de ser extraditado à Itália

13/01/19 às 13:40 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, informou que o italiano Cesare Battisti será extraditado à Itália pelo Brasil. Heleno disse que o Brasil está acertando os detalhes do voo com autoridades bolivianas, depois de se reunir com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada.

Heleno afirmou que um avião da Polícia Federal fará a transferência de Battisti, que estava foragido do Brasil e foi preso pela Interpol na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra. Havia a possibilidade que ele fosse levado direto da Bolívia para a Itália.

"Um avião da Polícia Federal nosso está indo buscar, e o avião tem problema de autonomia, ele tem que pousar no Brasil", afirmou o ministro. "Não é uma escala, porque ele vai ter que trocar de avião. O avião é brasileiro e não tem autonomia para fazer Europa."

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Heleno afirmou que os horários da operação ainda estão sendo definidos entre autoridades policiais e diplomáticas dos países.

O ministro disse que o presidente Jair Bolsonaro ficou "feliz" com a prisão de Battisti, mas negou que ele queria tirar proveito político da extradição: "Ele não quer capitalizar nada, quer botar para fora um bandido, nada além disso".

O ministro disse considerar ótima a prisão e negou que o Battisti já estivesse fora do Brasil, por ter fugido para a Bolívia, sem que a PF tenha sido capaz de cumprir a ordem de prisão.

"Eu acho ótimo, (Battisti) está devendo", disse Heleno. "Está fora nada. Gastamos muito dinheiro com esse bandido."

Também participaram da reunião com Bolsonaro os ministros da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Ambos deixaram o encontro sem dar declarações aos jornalistas. O vice-presidente Hamilton Mourão não participou da reunião. Mais cedo, o vice, que pedalou ao redor do Palácio da Alvorada, comentou a prisão: "Missão cumprida".

Bolsonaro prometera em campanha que extraditaria o italiano, condenado à prisão perpétua em seu país natal, por quatro assassinatos na década de 1970. O ex-militante de extrema esquerda nega envolvimento e se diz vítima de perseguição política. Ele ganhara refúgio no Brasil no governo Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente Michel Temer revogou o benefício no fim do ano passado e decidiu extraditá-lo. Em dezembro, o Supremo Tribunal Federal determinou a prisão dele, mas Battisti escapou.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá