Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Brasil rejeita uso da força para restaurar democracia na Venezuela

12/08/17 às 14:56 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O governo brasileiro rejeita o uso da força como instrumento para restaurar a democracia na Venezuela, afirma nota divulgada há pouco pelo Ministério das Relações Exteriores. "O repúdio à violência e a qualquer opção que envolva o uso da força é inarredável e constitui base fundamental do convívio democrático, tanto no plano interno como no das relações internacionais", diz o documento.

Embora não faça uma referência direta, a nota coincide com a declaração dada ontem ao 'Estado' pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, ao ser questionado sobre o fato de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter aventado a possibilidade de usar a "opção militar" contra o governo de Nicolás Maduro. "Não apoiamos intervenção militar", afirmou. "O tempo do big stick já passou. Nosso caminho é o da diplomacia, da política, da negociação."

Na nota, o Itamaraty lembra que o Mercosul tomou a decisão de suspender a Venezuela no último dia 5 de agosto por considerar que o governo de Nicolás Maduro rompeu com os compromissos democráticos previstos no Protocolo de Ushuaia. "Desde então, aumentaram a repressão, as detenções arbitrárias e o cerceamento das liberdades individuais", diz a nota. "As medidas anunciadas pelo governo e pela assembleia nacional constituinte nos últimos dias reduzem ainda mais o espaço para o debate político e para a negociação."

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Mesmo com esse quadro, os países do Mercosul insistirão, de forma individual e coletiva, para que a democracia volte à Venezuela. "O governo venezuelano não pode aspirar ao convívio normal com seus vizinhos na região enquanto não for restaurada a democracia no país", afirma. Os instrumentos aceitáveis para isso, diz a nota, são o diálogo e a diplomacia. A chancelaria da Argentina divulgou nota com igual teor.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá