Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Caio Vieira de Mello assume nesta terça o Ministério do Trabalho

10/07/18 às 10:45 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O advogado Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello será o novo ministro do Trabalho. Ele assume o lugar de Helton Yomura - afastado do cargo na quinta-feira passada, dia 5, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), após ter sido um dos alvos da terceira fase da Operação Registro Espúrio. A posse do novo ministro está marcada para esta terça-feira, 10.

No mesmo dia do afastamento, Yomura, indicado pelo PTB, pediu demissão e foi substituído interinamente pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Em decisão acertada com o próprio PTB, o presidente Michel Temer buscava um nome que não fosse ligado ao partido - e sim "técnico". "O novo ministro do Trabalho é indicação pessoal do presidente, que consultou vários amigos para a escolha", disse o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun.

Segundo Marun, o novo ministro terá "liberdade para escolher sua equipe e fazer seu trabalho". "O PTB é um partido que participa do governo e prestou grandes serviços. A reforma trabalhista é um legado que o partido deixa pela sua passagem", completou Marun.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O novo ministro é consultor do escritório de advocacia Sergio Bermudes, que tem em seus quadros a advogada Guiomar Feitosa Mendes, mulher do ministro do STF Gilmar Mendes. Ele também foi vice-presidente judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 3.ª Região, em Minas, entre 2008 e 2009.

Vieira de Mello esteve nesta segunda-feira, 9, no Planalto em audiência com Temer acompanhado do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade. O novo ministro terá de se afastar do escritório para assumir o cargo.

Operação

A Registro Espúrio investiga uma suposta organização criminosa formada por políticos, lobistas, dirigentes de sindicatos e funcionários públicos. Eles são suspeitos de fraudes e corrupção para liberação e veto de registros sindicais na Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho. A pasta estava sob comando do PTB e do Solidariedade. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá