Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Câmara aprova urgência para projeto que regulamenta lobby e entra em recesso

19/12/17 às 21:15 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Na última sessão deliberativa do ano, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 19, a urgência para tramitação de projeto de lei de 2007 que regulamenta a atividade de lobby. Com a urgência, a matéria terá prioridade para ser votada no plenário da Casa.

Sem acordo sobre o mérito, essa votação ficou para fevereiro de 2018, quando parlamentares retornam do recesso de final de ano, iniciado hoje. De autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), o projeto tinha sido aprovada em 7 de dezembro deste ano na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O texto aprovado na comissão, porém, passou por várias mudanças feitas pela relatora, deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ). A proposta aprovada pela CCJ define a atividade de lobby como "representação de interesses nas relações governamentais". Para separá-la de qualquer outra atividade, o texto estabelece que esses agentes pretendem modificar legislações ou projetos em análise no Legislativo, no Executivo e no Judiciário. Para isso, terão que se cadastrar e sempre identificar a entidade ou empresa a que pertencem. Pessoas condenadas por corrupção, tráfico de influência e improbidade não podem ser cadastrados como lobistas.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Pelo texto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, agentes públicos que façam lobby em outras instituições também estão submetidos à nova lei. Eles terão o mesmo tratamento de lobistas da iniciativa privada ou de grupos de pressão. Além disso, as audiências com parlamentares ou agentes governamentais devem ser registradas formalmente em agendas públicas.

Crime

A proposta caracteriza como crime de improbidade o recebimento de presentes ou vantagens por agentes públicos, embora não fixe um valor a partir do qual possa ser imputado esse crime. É comum o recebimento de brindes, que estariam fora. Ficou de fora, no entanto, uma quarentena para o servidor ou parlamentar que tenha sido membro determinado órgão público para que possa fazer lobby na mesma instituição. A proposta prevê que o lobista se afaste quando houver conflito de interesse.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá