Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Câmara de Londrina terá sessão e não fechará no feriado de Carnaval

11/02/21 às 17:57 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

A Câmara Municipal de Londrina (CML) terá expediente regular na semana do carnaval (15 a 19 de fevereiro). A decisão foi publicada nesta segunda-feira (8) e estão mantidas as reuniões das comissões permanentes da próxima segunda-feira (15) e a sessão ordinária de terça (16), ambas de forma remota. 

Embora seja uma das festas mais simbólicas do Brasil, o carnaval não está na lista de feriados nacionais previstos em lei federal. Em Londrina, os feriados municipais estão definidos no artigo 18 da lei 11.468/2011 (Código de Posturas do Município), que incluía a terça-feira de carnaval entre os dias de descanso. 

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), no entanto, considerou o feriado municipal inconstitucional. Em atendimento ao TJ-PR, a Câmara de Londrina publicou em 13 de julho de 2020 o decreto legislativo n° 263, suspendendo a eficácia do trecho da lei municipal que declarava esta data como feriado. 

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

"A medida partiu de uma decisão do Tribunal de Justiça, a partir de uma ação do Sincoval [Sindicato do Comércio Varejista de Londrina] pedindo a inconstitucionalidade desta data. Após a declaração da inconstitucionalidade pelo TJ, foi elaborado um decreto legislativo suspendendo o feriado. Portanto, essa semana dos dias 15, 16 e 17 será uma semana normal de trabalho", explicou Jairo Tamura.

De acordo com o procurador jurídico da Câmara de Londrina, Miguel Aranega Garcia, o ponto facultativo dispensa a obrigatoriedade de funcionamento, mas o legislativo londrinense optou por manter as atividades, assim como fizeram outros órgãos públicos. "Como ficou facultativo, é uma opção trabalhar ou não trabalhar. Aqui houve a determinação de trabalho. Esse é o caso da Câmara Municipal de Curitiba, da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, do Tribunal de Contas do Paraná, do Tribunal de Justiça do Paraná. Todos eles vão estar com dias normais", explicou.

Com assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá