Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Câmara de Maringá rejeita criação do Conselho Municipal dos Direitos LGBTI+

02/09/21 às 17:13 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em sessão ordinária na Câmara Municipal de Maringá nesta quinta-feira (2), os vereadores votaram sobre a a composição e estruturação do Conselho Municipal de Direitos LGBTI+, de autoria do Executivo. Com a maioria contrária, a casa acabou rejeitando a criação do conselho.

A primeira discussão à respeito do projeto aconteceu no último dia 17 e a criação do conselho foi aprovada com 10 votos favoráveis e três contra. Na sessão desta quinta-feira, após manifestantes contrários se mobilizarem, a proposta foi retirada de pauta. Dos 15 parlamentares presentes, 10 foram contrários à proposta, quatro votaram a favor e houve uma abstenção.

Alguns vereadores favoráveis na primeira discussão mudaram o posicionamento, o que causou estranheza. Votaram favoráveis nas duas discussões os vereadores Dr. Manoel (PL), Flavio Mantovani (Rede), Mario Verri (PT) e Professora Ana Lúcia (PDT).

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Para a advogada e presidenta da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB Maringá, Francielle Rocha, é lamentável o que aconteceu na Câmara e mostra o conservadorismo do município. "O projeto de lei da criação do conselho seguiu o mesmo teor dos demais conselhos que já existem na nossa cidade, mas, ao contrário dos demais, não foi aprovado. A demanda do conselho surgiu dos grupos sociais organizados e contou com mais de 100 instituições que declararam apoio, entre elas a OAB, o Ministério Público do Estado do Paraná, a Defensoria Pública, entre outros. E ainda assim, contrariando o artigo 3 da Constituição Federal, o legislador cedeu à pressão de grupos religiosos. Lamentável", disse.

Pessoas contra e a favor da proposta compareceram ao Legislativo com entrada organizada por senhas e se manifestaram a cada fala dos vereadores. Do lado de fora do prédio, dezenas de pessoas portavam cartazes, bandeiras e até megafones. Com a rejeição ao projeto, a proposta está arquivada.

Imagem: Phill Natal


© Copyright 2023 Grupo Tarobá