Política

Câmara de Vereadores de Londrina emite regras para eleições

12 jul 2022 às 22:05

Dos 19 vereadores de Londrina, 13 são pré-candidatos a deputado estadual ou federal. Eles não precisam deixar o cargo durante o período eleitoral.  Diante disso, uma portaria foi publicada para evitar que a campanha invada o legislativo.


Entre as regras, está proibida a distribuição ou exposição de qualquer tipo de propaganda eleitoral nas dependências da Câmara.


Nenhum equipamento da estrutura pública, servidores e nem mesmo assessores podem ser usados em benefício de qualquer candidato.


“Separamos atividade parlamentar do período pré-eleitoral, afastando a hipótese de uso internamente da estrutura pelo candidato”, ressalta o presidente da Câmara, Jairo Tamura.


O uso de carro plotado é permitido,  inclusive dentro do estacionamento da Câmara,  desde que com o equipamento de som desligado. Já no caso de camisetas, bottons e adesivos de candidatos, a recomendação é que vereadores e assessores não os utilizem dentro do prédio. 


A Câmara vai ficar de olho também nas redes sociais dos candidatos. Publicações, lives e podcasts são permitidos, desde que o vereador não use o cargo para fazer campanha, sob o risco de responder à justiça eleitoral e, internamente, a um processo por falta de decoro.


“No caso de discussão de um projeto ele tem toda a liberdade de continuar fazendo suas lives e propagação em redes sociais. Quando houve algum tipo de propagando para o candidato, essa estrutura será totalmente proibida e faremos a denúncia à justiça eleitoral”, finaliza Tamura. 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá