Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

'Campo reformista pode definir o 2º turno', diz Hartung

24/09/18 às 10:25 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (MDB), afirma que o compromisso com uma agenda democrática e reformista poderá ser decisivo para os candidatos que estiverem em eventual segundo turno da eleição presidencial. Hartung é um dos expoentes do grupo suprapartidário lançado em meados deste ano em defesa de uma candidatura única de centro. Leia os principais trechos da entrevista concedida ao jornal O Estado de S. Paulo.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso divulgou uma carta aos eleitores na qual fala em deter a 'marcha da insensatez'. Ainda é realmente possível uma união do centro nessa reta final da campanha?

Primeiro, uma questão conceitual: a gente nunca trabalhou uma candidatura de centro. O que a gente trabalhou é a ideia de uma agenda para o País, que cuide da questão fiscal, porque o País está literalmente quebrado, e não é possível ter futuro com essa desorganização fiscal, que cuide da questão social do País. O foco é no combate à pobreza, na melhoria da educação básica e assim por diante, que cuide da competitividade da economia brasileira frente a essa economia mundial integrada. Não é um movimento de centro. É uma agenda reformista para o País.

Essa proposta de compromisso com a agenda reformista é viável ainda no primeiro turno?

Claro. Eu acho que o nosso papel é seguir em frente. É possível unir alguma dessas candidaturas que têm afinidades programáticas? Possível é, mas evidentemente que quando chega numa situação dessa na política é difícil quem dá o primeiro passo. Isso dificulta você diminuir o número de candidaturas. O ambiente que foi criado no Brasil é muito propício para discursos extremistas, mas mesmo assim os extremos estão conseguindo dialogar com 56%, 57% do eleitorado brasileiro. Tem um espaço, isso é indiscutível, que poderia ser ocupado por uma candidatura com uma boa agenda, com uma agenda correta para o País. O problema é que esse grupo ficou muito fragmentado. Ele não conseguiu impor um nome até agora que virasse uma convergência natural de quem tem esse pensamento. A racionalidade política, o caminho racional está fragmentado. Enquanto isso você tem dois pontos extremos dialogando com esse ambiente desorganizado que está o País.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

A campanha de Geraldo Alckmin vinculou a polarização entre Bolsonaro e PT a um risco de o País se tornar uma Venezuela. Trata-se mesmo de um risco ou da reedição do discurso do medo?

A primeira coisa que a gente tem que olhar é o seguinte: o que essas candidaturas extremistas estão defendendo para a economia. Deixando de lado um pouco a superficialidade da abordagem, quando você olha os projetos, eles não ficam de pé. Não são consistentes. Eu acho que qualquer alerta nesse debate é bem-vindo. Não acho que alertar os problemas é fazer aí a política do pavor, do medo, não vejo assim. As partes têm que responder. Têm que dizer como é que vão sobreviver mantendo esses privilégios na Previdência, por exemplo. Não é possível ter uma Previdência que não tem idade mínima para aposentar com a população tendo a expectativa de vida cada vez maior. Essa conta não fecha.

Nessa polarização temos um candidato que foi alvo de um atentado a faca e que está hospitalizado e outro um que tem como principal cabo eleitoral um ex-presidente que está preso por corrupção. Este cenário não dificulta o compromisso com essa agenda reformista?

Vamos até o final tentar colocar um candidato que tenha conexão com essa agenda reformista no segundo turno. A segunda coisa importante é que eu sou um democrata, eu respeito as candidaturas que estão inscritas para participar do processo de disputa. Eu não flerto com atitudes de discriminação, não é minha praia. Minha praia é de respeitar a diferença. Não vou ficar tentando desqualificar as candidaturas, elas estão registradas, têm direito de ser apresentadas, de pedir o voto, de ganhar o voto e de até disputar o segundo turno.

O que esse campo reformista tem a oferecer?

O campo reformista no Brasil, mesmo no pior ambiente que nós já vivemos, ele individualmente é majoritário. Estamos vivendo uma recessão econômica enorme, uma crise social de desemprego brutal, crise ética da corrupção, com tudo isso, um momento que é propício para pescador de águas turvas, propício para o populismo. Mesmo nesse ambiente, o campo reformista é majoritário. É só olhar os movimentos dos extremos e ver o que eles estão captando de apoio e o que não está indo para eles. Vamos lutar para ir para o segundo turno até o último minuto. Se esse grupo ficar fora, ele tem força para definir o segundo turno. Não existe um caminho sem sacrifício para a gente consertar o rumo do País.

O sr. desistiu de concorrer à reeleição. Até que ponto a situação política e econômica do País pesou nessa decisão?

Disputei oito eleições, fui eleito oito vezes, e pela terceira vez sou governador do Espírito Santo. Fui prefeito da capital... A minha jornada na política do Espírito Santo está bem construída. Nesse inferno que o País entrou, eu consegui manter o Estado organizado. E Pelé nos ensinou que é possível parar numa boa. Não pode esperar vir a coisa ruim que ela acaba batendo na sua porta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá