Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cármen Lúcia deve decidir até amanhã sobre recurso de Maluf contra prisão

21/12/17 às 11:50 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, deve decidir ainda nesta quinta-feira, 21, ou até esta sexta-feira, 22, sobre o pedido da defesa do deputado federal Paulo Maluf, que quer suspender o início da pena de prisão em regime fechado imposta pelo relator Edson Fachin até a análise de um novo recurso contra a condenação.

Fachin, relator da ação penal em que o parlamentar foi condenado a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão, em regime fechado, por crime de lavagem de dinheiro, considerou "meramente protelatórios" os embargos infringentes (tipo de recurso) apresentado pela defesa após a 1ª Turma do STF ter rejeitado o primeiro recurso contra a condenação.

Em outra frente de atuação, a defesa do ex-prefeito de São Paulo pediu que a Vara de Execuções Penais autorizasse o parlamentar a ficar em prisão domiciliar até uma nova manifestação do STF. O juiz Bruno Aielo Macacari, apesar de não ter atendido a esse pedido, determinou a transferência do ex-prefeito de São Paulo para uma ala destinada a presos idosos do Centro de Detenção Provisória (CDP), dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O juiz também pediu informações sobre se o CDP "têm condições de prestar a assistência médica de que necessita o sentenciado". A reportagem apurou que o Sistema Penitenciário do DF já informou ao juiz ter condições de atender Maluf.

A ala B, no bloco 5 do CDP, já teve como detento o empresário e senador cassado Luiz Estevão. Em janeiro, em uma vistoria realizada no bloco, foram encontrados itens proibidos na cela dele, como chocolate, cafeteira elétrica, cápsulas de café e massa importada. Na época, a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) abriu uma sindicância para apurar se houve facilitação por parte de carcereiros para a entrada desses itens em troca de propina.

A prisão de Maluf, que se entregou nesta quarta-feira (20) à Polícia Federal em São Paulo, se deu após longa tramitação de uma ação que apurou desvios milionários dos cofres da Prefeitura de São Paulo entre 1993 e 1996. O dinheiro teria saído de obras viárias marcantes de sua gestão, o Túnel Airton Senna e a Avenida Água Espraiada, hoje Jornalista Roberto Marinho. Maluf sempre negou contas no exterior. "Não tenho e nunca tive contas no exterior", recita, sempre que indagado sobre o tema.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá