Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

CCJ aprova a PEC que extingue a aposentadoria dos ex-governadores

20/03/19 às 17:50 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Reunida extraordinariamente na tarde desta quarta-feira (20), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 1/2019, de autoria do Poder Executivo, revogando o § 5º do art. 85 da Constituição do Estado, que estabelece a aposentadoria de ex-governadores. Desta forma, o benefício será extinto. Ao apresentar seu parecer, favorável a PEC, o relator da matéria na comissão, deputado Homero Marchese (PROS) enumerou decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que extinguiram esse tipo de aposentadoria em Sergipe, Mato Grosso, Pará e Maranhão, e citou a ADI nº 4545, impetrada pelo Conselho Federal da OAB contra o benefício concedido no Paraná.

Ele também reforçou que apresentará uma emenda a Comissão Especial que será constituída para analisar o assunto, estendendo a vedação aos atuais beneficiários, a nove ex-governadores e três viúvas de ex-governadores. Ele não aceita o argumento de ofensa à direito adquirido quando este se baseia numa legislação estadual em desacordo com o estabelecido pela Constituição Federal de 1988.

Prazos – A matéria seguiu então para o presidente da Comissão Executiva, deputado Ademar Traiano (PSDB), que, já na sessão Plenária de hoje (20) afirmou que na próxima segunda-feira (25) abre-se o prazo de três dias para que os líderes partidários indiquem os nomes dos cinco deputados que vão compor a Comissão Especial da PEC que extingue as aposentadorias de ex-governadores. A comissão será formada por representantes do PSDB, PSC, PSB, PSD e PSL, conforme os critérios de proporcionalidade fixados no regimento interno da Assembleia. Traiano disse que, tão logo a Comissão Especial conclua o exame da matéria, incluindo as emendas de parlamentares, a Proposta de Emenda Constitucional será incluída na Ordem do Dia para votação em plenário.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Antes da sessão da CCJ, no período da manhã, o tema foi amplamente discutido numa audiência pública com a participação de entidades interessadas, como a OAB/PR, juristas e parlamentares (leia matéria no site).

Mudanças – A CCJ aprovou também três mensagens do Governo constantes na pauta. Um deles é o projeto de lei complementar nº 1/2019 altera a Lei Complementar nº 131/2010, que dispõe sobre a reestruturação da carreira de agente fiscal da Coordenação da Receita do Estado (CRE). A medida estabelece novos critérios para a assunção aos cargos de direção do órgão. O outro é o projeto de lei nº 86/2019 altera e inclui novos dispositivos na Lei nº 16.357/2009, que instituiu o Fundo de Equalização do Microcrédito (FEM) com o objetivo de fixar novas formas de aportes financeiros do fundo, a maneira de aplicação do percentual máximo a ser deduzido da taxa de juros final concedida ao mutuário, bem como a perda do direito ao subsídio em caso de inadimplência. Finalmente, o projeto de lei nº 141/2019, que aprova crédito especial no valor de R$4.398.750,00, alterando o vigente Orçamento Geral do Estado, com o objetivo de fazer adequação imposta pelo Tribunal de Contas do Estado. A medida retira a Agencia Paraná de Desenvolvimento como unidade orçamentária, incluindo uma ação dentro da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral.

Dentre as proposições aprovadas estão ainda o projeto de lei nº 38/2019, de autoria do deputado Ademar Traiano (PSDB), inserindo no calendário oficial de eventos turísticos do Estado o Corso de Carnaval de Curitiba, realizado anualmente na semana que antecede o Carnaval; e o projeto de lei nº 513/2018, de autoria da deputada Maria Victória (PP), concedendo o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao artista Paolo Roberto Ridolfi. O projeto de lei nº 857/2017, de autoria do deputado Jonas Guimarães (PSB), determinando a criação do Cadastro Estadual de Pedófilos, foi baixado em diligência a Secretaria de Estado da Segurança Pública a pedido do relator, deputado Delegado Jacovós (PR).  

 Alep

© Copyright 2023 Grupo Tarobá