Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Clevelândia anula licitação para coleta de lixo suspensa por cautelar do TCE-PR

02/03/20 às 10:11 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Município de Clevelândia anulou o Pregão Presencial nº 8/2019, que havia sido lançado por essa prefeitura na Região Sul paranaense para a concessão dos serviços públicos de coleta, transporte e destinação final de lixo. O valor máximo previsto para o certame era de R$ 864 mil para contratação por um ano.

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), por meio de medida cautelar emitida pelo conselheiro Ivan Bonilha, já havia suspendido o andamento do pregão. O despacho da medida liminar fora expedido em de 9 de abril de 2019; e homologado na sessão do Tribunal Pleno do TCE-PR realizada no dia seguinte.

A cautelar fora provocada por Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) interposta pela empresa Sabiá Ecológico Transportes de Lixo Ltda. Na petição, a licitante havia indicado a existência de uma série de irregularidades no edital do certame.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Segundo a representante, o documento previa a inabilitação das licitantes que não apresentassem, no mínimo, dois atestados de capacidade técnica, além de licença ambiental e proposta em mídia digital, junto à impressa. Para o relator do processo, as exigências extrapolaram a relação estabelecida pelos artigos 27 a 31 da Lei de Licitações e Contratos, que normatizam o assunto.

Bonilha havia acolhido ainda o argumento da Sabiá Ecológico de que houve insuficiente divisão de lotes na licitação. Segundo o conselheiro, a legislação que rege o tema prevê que o objeto da disputa deve ser fracionado no maior número possível de parcelas, desde que haja viabilidade para tanto.

Por fim, o relator concordou com a empresa quanto ao fato de o edital não ter apresentado planilha de custos e nem estimado a quantidade de resíduos sólidos a serem coletados pela eventual vencedora.

Com a suspensão, fora aberto prazo de 15 dias para que os representantes do Município de Clevelândia apresentassem seus esclarecimentos a respeito do caso. Em resposta, foi juntado no processo o aviso de anulação da licitação. Assim, no julgamento do mérito da representação, Bonilha votou pelo encerramento do processo, em razão da perda de objeto.

Os conselheiros acompanharam por unanimidade o voto do relator, na sessão do Tribunal Pleno de 29 de janeiro. A decisão, contra a qual cabe recurso, está expressa no Acórdão nº 180/20 - Tribunal Pleno, disponibilizado na edição nº 2.235 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC), veiculada em 6 de fevereiro no portal do TCE-PR na internet (www.tce.pr.gov.br).

TCE PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá