Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Com chapa 'religiosa', Ratinho Junior é confirmado candidato ao governo do PR

21/07/18 às 17:10 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O PSD confirmou em convenção neste sábado, 21, a candidatura do deputado estadual Ratinho Junior para o governo do Paraná nas eleições 2018. Caso seja confirmada a coligação com PSC, PR, PV, PRB, PHS e Avante, a chapa terá pelo menos cinco minutos de horário eleitoral na TV e no rádio. A escolha do vice, no entanto, permanece indefinida.

Durante a convenção, Ratinho Junior citou passagens bíblicas e explorou sua história familiar - partidos ligados a igrejas evangélicas apoiam o deputado. O apresentador do SBT, Ratinho, pai do político, também discursou aos cerca de 4 mil presentes, exaltando a carreira do filho.

Ratinho se coloca como uma terceira via entre as pré-candidaturas de Cida Borghetti (PP) e Osmar Dias (PDT). No discurso, ele se apresentou como o "novo". Entre as propostas, o deputado promete enxugar em 50% o número de secretarias de governo e modernizar a máquina pública. "Vamos implantar muita tecnologia para prestar um bom serviço à população", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Também discursaram ao lado de Ratinho todos os nomes já colocados como possíveis vices do deputado: o ex-secretário de Agricultura Norberto Ortigara (PSD), o ex-presidente da associação de Municípios do Paraná Marcel Micheletto (PR), o ex-presidente da FIEP-PR, Edson Campagnolo (PRB) e ex-presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana (PSD).

A depender da escolha, Ratinho poderá perder algumas legendas na chapa. O PRB, por exemplo, condicionou o acordo a indicação de Campagnolo para o posto. No entanto, recente notícia de que ele estaria sendo investigado por apropriação de recursos da FIEP complicaram a confirmação da aliança. Na convenção, Ratinho não descartou nenhum dos nomes listados.

Também ainda não estão definidos os candidatos ao Senado pela chapa. Disputam o posto os deputados federais Takayama (PSC) e Christiane Yared (PR) e o ex-ministro Reinhold Stephanes (PSD). Como Ratinho tem buscado os apoios do PSL, do pré-candidato ao Senado Delegado Francischini, e do Podemos, que tem Professor Oriovisto para o posto, a definição completa dos nomes só ocorrerá com o fim do prazo para anúncio de candidaturas, em 5 de agosto.

O "namoro" com o PSL, do pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro, é visto por aliados do deputado como perigoso. Eles avaliam que Bolsonaro pode trazer mais rejeição do que votos para a campanha de Ratinho. Já para conquistar o Podemos, do pré-candidato à Presidência Alvaro Dias, o deputado terá que enfrentar o irmão do presidenciável, Osmar Dias, que também busca o apoio formal da sigla, que ainda não se manifestou.

Se acertar com PSL e Podemos, Ratinho, que tem sete partidos na chapa, pode empatar com a governadora Cida Borghetti (PP) no número de legendas na coligação e até ultrapassá-la na quantidade de tempo de TV. Hoje, a pré-candidata à reeleição tem nove siglas na coligação. Neste sábado, ela esteve na convenção do PROS e do PMN, que confirmaram a aliança.

Perfil

Carlos Roberto Massa Junior, mais conhecido como Ratinho Junior, é filho do apresentador do SBT, Ratinho. Ele nasceu em Jandaia do Sul, Norte do Paraná e, aos 37 anos, é o candidato mais jovem ao governo do Estado. É formado em Marketing e Propaganda, com pós-graduação em Direito de Estado. É casado e pai de três filhos. Entrou na vida pública aos 21 anos, quando foi eleito deputado estadual com a maior votação da história da Assembleia Legislativa.

Depois, foi eleito para dois mandatos consecutivos na Câmara Federal, também com votações expressivas. Em 2012, tentou a eleição para a Prefeitura de Curitiba, mas saiu derrotado por Gustavo Fruet (PDT). Em 2014, voltou ao Paraná, eleito deputado estadual, quando elevou de dois para 12 membros a bancado do seu antigo partido, o PSC. Mas, até final do ano passado, chefiava a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do governo Beto Richa (PSDB).

Apesar de ter feito parte do governo, atualmente tem se posicionado contrário a propostas da governadora Cida Borghetti na Assembleia, como no reajuste salários dos servidores públicos. Apesar de jovem, Ratinho tem um perfil conservador e historicamente é ligado a partidos que tem base em igrejas evangélicas. Entre as polêmicas, declarou na campanha de 2012 ser contra o casamento gay.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá