Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Comissão vai analisar substitutivo a projeto de venda da Sercomtel

17/04/19 às 12:28 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Após ouvirem representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em reunião pública realizada na semana passada para debater o futuro da Sercomtel, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Acompanhamento do Processo de Caducidade da empresa analisarão o substitutivo nº 1 ao projeto de lei (PL) nº 40/2019. Protocolado no dia 10 de abril, o PL autoriza o Executivo a privatizar a Sercomtel S.A. Telecomunicações e outras empresas do grupo por meio da transferência a terceiros das ações pertencentes ao município e/ou do controle acionário da operadora. Já o substitutivo, que foi encaminhado ao Legislativo no final da tarde da última sexta-feira (12), modifica o texto original para deixar mais claras as possíveis formas de desestatização da companhia.

Conforme o projeto, um dos objetivos da privatização é restabelecer as condições econômico-financeiras da Sercomtel e dessa forma evitar a caducidade das licenças concedidas pela Anatel para que a empresa preste serviços de telecomunicações. Para o vereador Eduardo Tominaga (DEM), presidente da comissão especial criada pela Câmara, o Legislativo terá de fazer a sua parte para garantir uma solução para o caso. "A fala do superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, durante a reunião pública foi muito incisiva, no sentido de que todos têm que fazer a sua parte. O Legislativo também tem que fazer um esforço para conseguir correr contra o tempo e não deixar que o processo de caducidade seja retomado", afirma. Além de Tominaga, compõem a comissão os vereadores Felipe Prochet (PSD), como relator, e Jamil Janene (PP), como membro.

De acordo com o substitutivo nº 1, a privatização da Sercomtel poderá ser realizada não apenas por alienação de participação societária do município – como previa o projeto original – como por meio de "aumento de capital social, com renúncia ou cessão total ou parcial do direito de preferência, sob a forma de licitação, leilão em Bolsa de Valores ou em outros meios legalmente previstos." Assim como o projeto original, o novo texto prevê que, em caso de privatização, a Sercomtel Telecomunicações e suas subsidiárias devem permanecer em Londrina. O substitutivo também mantém a previsão de que a desestatização ficará condicionada à transferência, de forma definitiva, das subsidiárias Sercomtel Iluminação e Sercomtel Contact Center para o município de Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Conforme determina o Regimento Interno da Câmara Municipal de Londrina, o substitutivo tramitará e será discutido paralelamente com o projeto original. O novo texto foi encaminhado na sessão desta terça-feira (16) para análise da Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara e, posteriormente, das comissões permanentes de Finanças e Orçamento; de Desenvolvimento Econômico; e de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização. Só então a proposta estará pronta para ser votada em plenário em primeiro e segundo turnos.

Entenda – Atualmente, a Sercomtel tem como sócios majoritários o município (54,9% das ações) e a Copel (45%). Desde 2013 a Anatel monitora a empresa londrinense, com a elaboração de relatórios anuais sobre a situação econômico-financeira da operadora. Em 2017, diante das dificuldades financeiras da Sercomtel, a Anatel instaurou um processo de caducidade, que, se for concluído, permitirá à agência suspender de forma unilateral as licenças de operação da companhia.

No fim de março, o processo de caducidade foi suspenso por 120 dias após a empresa Dez de Dezembro, sócia minoritária da Sercomtel, apresentar uma oferta de aporte de até R$ 120 milhões na operadora. Segundo a oferta de capitalização da Dez de Dezembro, o aumento de capital se dará com a subscrição de novas ações ordinárias e preferenciais a serem emitidas pela Sercomtel. Na hipótese de o município e a Copel não acompanharem o aumento de capital e as novas ações serem subscritas apenas pela Dez de Dezembro, a minoritária passará a ser a acionista controladora da empresa.

(via Câmara de Vereadores de Londrina)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá