Política

Conheça Joyce Ribeiro, a primeira mulher negra a mediar um debate entre presidenciáveis

21 set 2018 às 08:47

Foi na noite de quinta-feira (20), na pequena TV Aparecida, num debate entre os presidenciáveis realizado em parceria com a rádio CBN, que a jornalista Joyce Ribeiro entrou para a história ao ser a primeira jornalista negra a mediar um evento deste porte.

O fato foi citado pelo candidato Ciro Gomes (PDT) e bombou no Twitter. Joyce foi aclamada pelos internautas e recebeu inúmeros elogios que foram desde “segura” e “equilibrada” até “deslumbrante”

O site Congresso em Foco chegou a afirmar: “Nossa opinião: Joyce Ribeiro (@joyceribeirotv), primeira negra a moderar um debate de presidenciáveis na TV brasileira, é o grande destaque do #DebateAparecida. Segura, elegante, equilibrada e linda. Arrasou!”

A jornalista ocupa a bancada do Jornal da Cultura, na TV Cultura, desde abril, mas foi convidada pela CNBB para participar da mediação.

Antes de apresentar o jornal, Joyce trabalhou por mais de 12 anos na SBT em diversos programas. O último foi como âncora do PrimeiroImpacto, em que dividia a tela com Dudu Camargo. A dupla se envolveu em um embate quando Joyce alfinetou Camargo ao dizer que "jornalismo não deveria ser tratado como espetáculo". Como resposta, ele declarou que era mais eficiente que a jornalista em dar audiência para o programa.

De acordo com Ribeiro, a demissão da emissora não gerou mágoas e foi um incentivo para buscar novos desafios. Durante o desemprego, a jornalista contribuiu para o livro Deixa Enrolar: A História dos Cachos e Crespos no Brasil.

Sobre a representatividade de jornalistas negros na televisão, Joyce argumenta que "a questão racial faz a gente perder talentos e desperdiçar mentes brilhantes em todas as áreas."

"Eu vivi e vivo na pele essa situação. Não adianta eu dar uma palestra numa faculdade e dizer aos alunos que eles precisam se esforçar para aprender e lutar por seus objetivos, sendo que o mercado está fechado para eles única e exclusivamente porque eles têm a pele negra", disse em entrevista ao Notícias da TV.

Fonte: revista Fórum e Huffpostbrasil


 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá