Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Contratação de crédito de R$ 5 milhões para maquinários e Usina de Asfalto é aprovado na Câmara

24/09/18 às 08:17 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Pavimentação e isenção de impostos para mutuários do “Minha Casa, Minha Vida” foram dois assuntos importantes aprovados pela Câmara de Foz do Iguaçu nas sessões extraordinárias de quinta-feira, 20 de setembro.  Um dos projetos de lei (37/2018) autoriza a Prefeitura a contratar operação de crédito no valor de R$ 5 milhões para programa de pavimentação. Os recursos deverão ser utilizados para melhorias na malha viária, compras de maquinários e uma parte para a Usina de Asfalto.

Conforme o projeto, a operação de crédito é específica do Banco do Brasil com vantagens como taxa de juros reduzida e prazo estendido para pagamento. Refere-se ao Programa Eficiência Municipal. O Município pretende obter o empréstimo com prazo de até 54 meses para pagar com carência de seis meses.

O Vereador Tenente-Coronel Janhke, relator do projeto nas comissões reunidas, explicou detalhou o processo de análise e a importância da segurança jurídica para o plenário chegar à aprovação. “Na condição de relator do projeto, agradeço o empenho da assessoria jurídica desta Câmara, que proporcionou condições de segurança jurídica para votarmos um projeto tão importante para Foz. Realizamos diversos pedidos de vistas para nos aprimorarmos em relação a esse assunto. Esses recursos terão finalidade de aquisição de diversos insumos e maquinários que serão utilizados, principalmente, na Usina de Asfalto. Com certeza não deixaremos de fiscalizar a licitação dos equipamentos. Tivemos fundamental apoio do jurídico desta casa que nos deu a tranquilidade de colocarmos em votação e aprovarmos esse projeto. Sem isso, não conseguiríamos chegar ao objetivo de votarmos”, relatou Jahnke.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O líder do prefeito na Câmara, Jeferson Brayner, também se posicionou. “Sabemos a importância da contratação dessa operação de crédito, até porque atualmente os maquinários são alugados. Com a compra, iremos expandir o trabalho, cada maquinário estará nos bairros, fazendo com que a cidade se desenvolva e cresça. A legalidade do projeto tem sido nossa preocupação, bem como a do Prefeito”.

O Vereador Celino Fetrin também acompanhou o raciocínio. “Se temos um interesse comum no progresso da cidade de Foz do Iguaçu, é preciso que seja feito dessa forma, prevenindo situações que pudessem ter sido catastróficas para o município. Hoje podemos estar aqui com segurança, se queremos uma cidade melhor, mas com a segurança jurídica necessária para que lá na frente não haja questionamento judicial”, declarou Celino.

 Prazo de isenção de impostos do Minha Casa Minha Vida

 A alteração na lei de isenção de impostos para famílias do Programa Minha Casa Minha Vida foi aprovada em 1ª e 2ª discussões e agora segue para sanção do Prefeito. A proposta (Projeto de Lei Complementar nº 13/2018) considera que o período de dois anos de isenção somente comece a contar a partir da entrega do imóvel e não mais na assinatura do contrato.

Uma das alegações do Executivo quando do envio do projeto para a Câmara é que a maneira como está a lei atual acaba prejudicando os beneficiários, pois muitas vezes o tempo entre a assinatura do contrato e a entrega das chaves da casa é superior a dois anos. “Atendendo às reivindicações da população, esse projeto fará com que as famílias possam usufruir na forma integral da isenção a quem aderir ao Programa. Não há renúncia de receita do município, então é um projeto favorável para a população”, explicitou o vereador Celino Fertrin.

CMFI

© Copyright 2023 Grupo Tarobá