Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

CPI aponta superfaturamento de postes em Rolândia; prefeito pode ser cassado

10/10/18 às 20:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Câmara de Rolândia encerrou ontem os trabalhos da comissão que apura o pagamento de propina de empresas a servidores públicos da prefeitura. Nos próximos dias, uma nova comissão poderá julgar a cassação do mandato do prefeito. O relatório final com 63 páginas foi lido no plenário da Câmara de Rolândia. Em 120 dias de trabalhos, a Comissão Processante de Inquérito ouviu 14 pessoas, entre elas vários secretários da cidade. 

Os fatos apontados reforçam a denúncia de pagamento de propina de empresas a agentes públicos da prefeitura. Segundo o presidente da comissão, num dos casos, cada poste de energia comprado rendia 600 reais a Victor Hugo Garcia, chefe de gabinete do prefeito Luiz Francisconi Neto. Os postes já comprados pela prefeitura, eram reformados e moldados, mas ao invés do município pagar por apenas esses serviços, na nota saia com valor maior como se os postes fossem novos. No relatório, as irregularidades se estendem também a serviços como roçagem, eventos e transporte escolar e ainda a tentativa de obstrução dos trabalhos dos vereadores pelo secretário de educação, Cláudio Pinho.

 Mas nenhum depoimento levou ao envolvimento do prefeito. Mesmo assim, ele está afastado do cargo desde o mês passado e é monitorado por tornozeleira eletrônica, depois de ser alvo de uma operação do Gaeco e do Gepatria. Investigações apontaram que desde dezembro de 2015, foram pagos mais de R$ 230 mil reais em propina e desviados quase R$ 24 mil e 500 reais de dinheiro público. Segundo os promotores, o dinheiro desviado era para a campanha de reeleição do prefeito, em 2016. Com a entrega do relatório final, a Câmara cogita abrir uma comissão processante nos próximos dias. 

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O objetivo será julgar a cassação do mandato do prefeito de Rolândia. Além do prefeito, por conta da operação do Ministério Público, outros 9 agentes da prefeitura de Rolândia são monitorados por tornozeleira eletrônica e estão afastados dos cargos. Chefe de gabinete, cinco secretários, procurador, subprocurador do município e uma servidora. Quatro empresários também são monitorados da mesma forma.

Reportagem: Kathulin Tanan.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá