Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Defesa de Dilma diz ter convicção de que inelegibilidade não será aplicada

01/06/17 às 13:55 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) vai pedir a improcedência da ação de cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alegando que a petista não cometeu nenhuma ilegalidade na campanha de 2014 e que a chapa não recebeu qualquer doação de caixa 2.

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, 1º de junho, o advogado Flávio Caetano, defensor de Dilma, alegou que durante o processo houve cerceamento de defesa - quando a Justiça Eleitoral não permitiu acesso a documentos e à oitiva de testemunhas - e extrapolação do objeto da denúncia ao incluir as delações de Marcelo Odebrecht e do casal João Santana e Mônica Moura no processo.

Se a chapa for cassada no julgamento, que será retomado no próximo dia 6, os advogados defenderão que Dilma continue elegível para cargos públicos. Eles argumentam que, durante a discussão do mérito do julgamento, se houver cassação, os ministros poderão discutir a aplicação de penas separadamente.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

"Se houver condenação, nós temos convicção que a pena de inelegibilidade não será aplicada à presidente Dilma, assim como foi no Senado", afirmou Caetano. No julgamento do impeachment de Dilma no Senado, a condenação foi fatiada: a então presidente foi cassada mas manteve os direitos de concorrer a cargos públicos.

A defesa afirma também que Dilma não será cassada porque já sofreu isso no Congresso e, no TSE, sofrerá um julgamento apenas da pena resultante da cassação.

Além disso, o advogado reforçou a tese de que é impossível separar as contas de Dilma Rousseff e Michel Temer e destacou que nas alegações finais da defesa pede que a corte eleitoral processe os três delatores por falso testemunho e recomenda ao Supremo Tribunal Federal (STF) que reveja os benefícios concedidos nos acordos de colaboração com o Ministério Público.

O advogado afirma que o tempo destinado a testemunhas de defesa foi de apenas 10% do total concedido às testemunhas de acusação e às convocadas pelo relator do processo, ministro Herman Benjamin. "Houve brutal cerceamento de defesa por não permitir que a defesa de Dilma trouxesse testemunhas que eram fundamentais para contradizer as alegações da denúncia", disse o advogado.

Caetano defende que as delações que foram acrescentadas ao processo depois do acordo de colaboração dos executivos da Odebrecht sejam invalidadas. "Tudo que foi apresentado após a fase Odebrecht, que não constava na ação e não pode ser considerado nesse processo, são documentos absolutamente nulos e inválidos", afirmou.

Na tese da defesa, o STF tem defendido que delação não vale como prova, mas como instrumento para se chegar às provas. O advogado alegou que os documentos que poderiam corroborar com as declarações de João Santana e Mônica Moura não foram colocadas no processo e foram negados à defesa. "A Justiça Eleitoral vai tomar como quase verdade o que no STF e na primeira instância ainda está em fase inicial, em fase de investigação", disse o advogado, ao falar das delações.

Clima político

Ainda que considere que o clima político do País pode "aumentar a temperatura" do julgamento da ação que tem poder de cassar a chapa Dilma-Temer, o advogado responsável pela defesa da petista, Flávio Caetano, disse acreditar que os ministros responsáveis farão um julgamento técnico.

"Ninguém pode dizer que um julgamento como esse é dissociado do momento que o País vive. O processo é técnico mas componentes políticos aumentam e diminuem a temperatura. Temos ministros experimentados, que são ministros de outras cortes superiores como STF (Supremo Tribunal Federal) e STJ (Superior Tribunal de Justiça). Sabemos que clima político afeta, mas não acreditamos que isso vá influenciar os ministros", afirmou Caetano.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá