Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Deltan: projeto de abuso abre caminho para 'investigado acusar o investigador'

26/06/19 às 15:15 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná, denunciou "pegadinhas" no projeto de abuso de autoridade que, segundo ele, "colocam em risco o combate à corrupção".

Nesta quarta-feira, 26, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o projeto de lei da Câmara (PLC 27/2017) que prevê medidas contra a impunidade e a corrupção.

O projeto tem origem no famoso "10 medidas contra a corrupção", que a força-tarefa da Lava Jato levou ao Congresso, em 2017, mas acabou desfigurado por parlamentares.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O projeto será submetido agora ao crivo do plenário do Senado.

O que incomoda Deltan é o texto que prevê sanções a magistrados e a promotores e procuradores por abuso de autoridade.

Ele postou em sua conta no Twitter: "IMPORTANTE: hoje o Senado vota projeto de abuso de autoridade com pegadinhas que colocam em risco o combate à corrupção. A luta contra a corrupção precisa do apoio dos senadores e dos brasileiros."

Deltan também fez um vídeo, em que aponta as preocupações suas, de sua classe e dos magistrados.

Na avaliação do procurador, se aprovado, o projeto "pode significar um obstáculo na luta contra a corrupção".

Ele esclareceu a seus seguidores. "Olá pessoal. Esse projeto é fruto daquelas 10 medidas contra a corrupção, mas em vez de avançar na luta contra a corrupção, depois de ter sido muito deturpado, se for aprovado vai significar um grande retrocesso."

O que o angustia mais: "A possibilidade de o investigado investigar e acusar o próprio investigador."

"Por isso somos contra esse projeto", prega. "Somos, sim, a favor de punição adequada do crime de abuso de autoridade, consistente, como aquela prevista no projeto de lei apresentado em 2017 no Senado, que não tem pegadinhas e que avança nesse sentido."

Deltan reiterou os objetivos da força-tarefa da Lava Jato. "Nós, da Lava Jato, queremos continuar prestando um bom serviço à sociedade brasileira."

Ele destacou o feito anunciado nesta terça, 25, em que o primeiro acordo global no âmbito da Lava Jato - envolvendo o Ministério Público Federal, a Advocacia-Geral da União, a Controladoria-Geral da União e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos - resultou na recuperação de R$ 819 milhões para a Petrobras.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá