Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Deputados aprovam a reforma administrativa do Governo do Paraná

24/04/19 às 17:28 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) realizou três sessões plenárias nesta quarta-feira (24), sendo uma ordinária e outras extraordinárias. Entre as propostas aprovadas nas sessões está o projeto de lei  57/2019, assinado pelo Poder Executivo, que dispõe sobre a organização básica administrativa do Governo do Estado, que avançou em segundo e em terceiro turno, e também em redação final. Com isso, o texto segue para sanção, ou veto, do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Além de reduzir a máquina administrativa do Estado, diminuindo de 28 para 15 o número de secretarias, a proposta ainda reduz em 313 o número de cargos na administração direta, proporcionando uma economia anual de R$10,5 milhões.

A proposta foi aprovada juntamente com quatro das 20 emendas apresentadas em plenário pelos parlamentares. As emendas aprovadas especificam as atribuições das secretarias de Estada da Infraestrutura e Logísitica; do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas; da Justiça, Família  e Trabalho; e da Saúde; além de incluir entre as competências dos secretários de Estado o dever de propor medidas de desburocratização da máquina pública. O texto do Executivo também prevê a criação da figura das superintendências gerais, que vão integrar a Governadoria como um de seus órgãos auxiliares.

Além das superintendências gerais, a Governadoria, segundo o texto, será constituída dos seguintes órgãos: Gabinete do Governador, Casa Civil, Casa Militar, Controladoria-Geral do Estado, Procuradoria-Geral do Estado, Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Secretaria de Comunicação Social e Cultura e a Secretaria do Planejamento. Também ficarão vinculadas à Governadoria, como unidades de consulta, a Copel, a Sanepar, a Agência de Fomento Paraná, a Agência Paraná de Desenvolvimento, a Agepar (Agência Reguladora de Serviços de Infraestrutura) e a representação paranaense no BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul).

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Honorários – O projeto de lei nº 190/2019, que altera dispositivos das leis nº 19.802/2018 e nº 18.748/2016, assinado pelo Poder Executivo, foi aprovado em redação final e agora segue para ser sancionado o vetado pelo Governo do Estado. O texto avançou na forma de emenda substitutiva geral que estabelece o limite de 2% de honorários advocatícios devidos em relação aos créditos ajuizados e quitados com os benefícios da Lei nº 19.802/2018, que define o tratamento diferenciado de pagamento de dívidas tributárias relacionadas ao ICM e ao ICMS. Além disso, exclui trecho final do art.2º da Lei nº 18.748/2016, relativo aos honorários de sucumbência das ações ajuizadas a partir da vigência do Código de Processo Civil alterado em 2015, e revoga o § 3º do art. 2º, quanto à destinação das verbas de sucumbência das ações ajuizadas antes da vigência do CPC/2015.

Trabalho – Aprovado em terceiro turno e em redação final durante as sessões desta quarta-feira, o projeto de lei nº 211/2019, que institui o Fundo Estadual do Trabalho do Estado do Paraná (FET-PR) e do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (CETER), também segue para sanção, ou veto, do Poder Executivo. De acordo com o Governo do estado, que assina o texto, o fundo é o meio estabelecido para que o governo, aderente ao Sistema Nacional de Emprego (SINE), receba recursos federais para a manutenção das Agências do Trabalhador no Estado do Paraná. “Esta é uma proposta de extrema importância para a continuidade do financiamento das ações relativas à manutenção e à operacionalização das atividades no âmbito das Agências do Trabalhador. A não criação do FET-PR poderá suspender os repasses financeiros pelo Governo Federal, o que impossibilitaria à manutenção do atendimento à população”, justifica o governador Carlos Massa Ratinho Junior no texto da mensagem. Já o CETER, segundo o Executivo, será responsável por estabelecer diretrizes e prioridades para as políticas de promoção de trabalho, emprego e renda em todo o estado.

Crédito especial – Também assinado pelo Executivo, o projeto de lei nº 254/2019, autorizando a abertura de crédito especial no valor de R$ 25 milhões ao vigente orçamento da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, passou em segunda discussão e, com a dispensa de votação da redação final aprovada em plenário, segue agora para sanção, ou veto, do Governo do Estado. O texto visa fomentar a produtividade rural noturna com a concessão de desconto mensal na tarifa de energia elétrica (Tarifa Rural Noturna) aos produtores rurais. A medida atende principalmente aos produtores de aves, suínos e pecuária e os recursos para a abertura do crédito são provenientes do superávit financeiro apurado no Balanço Geral do Estado na fonte 101(recursos não passíveis de vinculação) no exercício de 2018.

Alteração – Por fim, os deputados aprovaram em primeira, em segunda  e em terceira votação o projeto de lei nº 25/2019, do deputado Alexandre Curi (PSB), que altera a Lei nº 19.796 de 20 de dezembro de 2018, que concede o título de Cidadão Honorário do estado do Paraná ao senhor Antônio Loyola Vieira. Com a alteração o título concedido a Vieira passa a ser o de Cidadão Benemérito do estado do Paraná, e não mais o de cidadão honorário.

Pronunciamentos A audiência pública “Leis do Plano Estadual de Cultura e do Fundo Estadual de Cultura” (ver matéria no site); o reajuste de 12,13 % na tarifa de água solicitado pela Sanepar e autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar);  a data-base dos servidores estaduais; as demandas dos catadores de materiais recicláveis do Paraná, foram os temas abordados pelos parlamentares nas sessões desta quarta-feira. Pronunciaram-se nas tribunas os deputados Delegado Recalcatti (PSD); Luciana Rafagnin (PT); Soldado Fruet (PROS), Galo (PROS); e Hussein Bakri (PSD).

Alep

© Copyright 2023 Grupo Tarobá