Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Deputados de SP acusam Doria de deixar de pagar emendas impositivas

22/02/20 às 16:23 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) enviou ao Ministério Público Estadual (MPE) uma representação contra o governador João Doria (PSDB) por não pagamento das emendas parlamentares impositivas. Segundo o PT, Doria deixou de pagar R$ 16 milhões referentes a 151 emendas impositivas referentes ao exercício de 2019 e, assim, descumpriu a Constituição Estadual, que obriga o governo a honrar as emendas parlamentares.

O governo paulista, por meio da Secretaria da Casa Civil - responsável pelos pagamentos - disse que ainda não foi notificado, mas está apurando as emendas citadas no processo. "A secretaria da Casa Civil esclarece que, até o momento, o governo do Estado não foi notificado oficialmente pelo Ministério Público, porém tomou conhecimento da Representação por meio da imprensa nesta quarta-feira e informa que está analisando o processamento das 151 emendas impositivas incluídas no processo".

Na representação, o PT pede a "perda da função pública e suspensão dos direitos políticos" de Doria por supostamente desrespeitar a Constituição paulista. Além da representação, o PT entrou com um mandado de segurança junto a Tribunal de Justiça de São Paulo pedindo o pagamento imediato das emendas.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

"O senhor João Doria desrespeitou a Constituição do Estado e a legislação correlata às Emendas Parlamentares Impositivas quando deixou de promover suas liquidações, e ainda, em último caso, não realizou os seus respectivos empenhos no exercício fiscal de 2019, o que impossibilitou o encaminhamento dos valores equivalentes não pagos para a modalidade contábil 'restos a pagar'. Trata-se de uma irregularidade muito grave, pois compromete o pagamento no ano fiscal de 2020 das emendas não executadas em 2019", diz a representação.

De acordo com os deputados petistas, os valores não pagos chegam a 40% do total de emendas as quais os parlamentares têm direito. Em 2017 a Alesp aprovou uma emenda ao artigo 175 da Constituição Estadual que incorpora as emendas parlamentares impositivas ao orçamento do Estado. De acordo com a lei, cada deputado estadual tem direito a R$ 4.850 mil em emendas sendo que 50% do valor deve ser destinado obrigatoriamente à área da saúde.

O líder do PT na Alesp, Teonílio Barba, disse que Doria está represando o pagamento de emendas para pressionar sua base a votar projetos do governo como a Reforma da Previdência, aprovada ontem em primeira instância. "O governo não esta pagando as emendas impositivas e esta usando a máquina do Estado para pressionar os deputados votarem suas pautas", disse Barba.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá