Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Durante posse, Temer sugere otimismo de ministro da Cultura a Dyogo e Meirelles

25/07/17 às 13:20 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente Michel Temer usou sua fala durante cerimônia de posse do novo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, para reiterar que o governo está disposto a passar pelas crises. Em um momento de corte de gastos e aumento de impostos, Temer protagonizou um raro momento de descontração ao dizer que Leitão tinha direito a pleitear recursos e pediu que levasse o pedido aos ministros da Fazenda e do Planejamento.

"Sergio trará ao governo brasileiro a energia que não nos falta. Muitas e muitas vezes, as pessoas acham que vamos ficam combalidos, constrangidos, perturbados, com dificuldades, mas, ao contrario, esses desafios nos vitalizam", afirmou.

Temer exaltou o discurso otimista do novo ministro e disse que sua fala é uma demonstração de que é possível reverter a crise. "A prova mais clara dessa vitalização se revelou no discurso do Sergio Sá Leitão, que muitas coisas muito adequadamente reivindicou", afirmou, completando que os ministros deveriam receber a sua fala. "Precisa mandar esse discurso para Dyogo (Oliveira, ministro do Planejamento) e para o (ministro da Fazenda, Henrique) Meirelles.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Carnaval

Logo no início de sua fala, Temer citou a reunião que ambos tiveram antes da cerimônia com representantes das escolas de samba do Rio de Janeiro e pediu que se busque uma forma de auxilio às agremiações. "A Cultura é um fenômeno universal e o Carnaval faz parte da cultura e do turismo", disse. "Ainda pouco recebi presidentes das escolas de samba e você estará com eles às 15 horas. Vou pedir uma coisa: ajude-os", completou.

As escolas precisam de recursos para tentar garantir a realização do Carnaval do ano que vem. A Prefeitura do Rio reduziu em 50% o repasse das escolas para o desfile de 2018. Ao todo foram cortados R$ 6,5 milhões, o que resulta em R$ 500 mil a menos para cada escola.

Temer lembrou a trajetória cultural do novo ministro, que já presidiu a Ancine e trabalhou na gestão do ex-ministro Gilberto Gil, e disse que é um nome "de cultura e da cultura". "Sergio é o homem da cultura e tem significativa experiência em gestão publica", afirmou, destacando que seu governo está trazendo para a pasta com a chegada do novo ministro "dinamismo e competência".

Dificuldades

"Nós temos dificuldades? Claro que temos, mas isso é algo histórico. E há a capacidade extraordinária de otimismo do povo brasileiro e a absoluta crença de que começamos a respirar. Respirar uma nova economia e novos costumes em nosso País", disse.

O cargo estava vago desde 18 de maio, quando o deputado Roberto Freire (PPS-SP) deixou o posto após a divulgação da delação do Grupo J&F, que atingiu Temer. Com a imagem fragilizada pela denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República, Temer abriu mão de uma indicação política e decidiu agradar ao setor artístico com a nomeação do jornalista.

No palco, ao lado de Temer e Leitão, estavam apenas o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o ex-presidente José Sarney, que criou o ministério da Cultura durante seu governo.

Outros ministros, como Moreira Franco (Secretaria-Geral), Mendonça Filho (Educação) e Osmar Terra (Desenvolvimento Social), ficaram na plateia. Entre nomes do meio artístico, estavam presentes o cineasta Cacá Diegues e alguns representantes de escolas de samba, que antes estiveram reunidos com o presidente Michel Temer.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá