Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Eleitores avaliam o início das campanhas eleitorais nas ruas e redes sociais

17/08/18 às 09:03 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Com o encerramento do prazo para o registro das candidaturas para as eleições 2018, onde serão escolhidos o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais, foi dada a largada para as propagandas políticas.

Esse ano, algumas mudanças importantes podem influenciar na escolha dos próximos representantes políticos. Entre elas está a diminuição do tempo de propaganda política gratuita no rádio e na televisão, que inicia no dia 31 de agosto. Por outro lado, as barracas e distribuição de ‘santinhos’, com nome do candidato, partido e número eleitoral devem ser comuns nas cidades.

Paulo Carnesella, técnico de manutenção, acredita que a diminuição do tempo de propaganda prejudica um pouco na escolha dos candidatos e aí os eleitores entram no esquema “mais do mesmo”. “A gente começa a falar de política muito em cima da hora. Tem bastante gente que está ligado em pesquisas, mas 45 dias é pouco para formar uma opinião concreta. A maioria vai no embalo”, comenta.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Com diminuição das campanhas dos 90 para 45 dias, o administrador Rodrigo Gonçalves acredita que é a população que precisa buscar mais informações sobre os candidatos que quer eleger e não pensar apenas no curto prazo, mas sim, nos próximos anos. “Candidato não é só o que ele fala… é o plano de governo dele também e não as promessas que ele vai fazer na campanha política”, diz.

Outro ponto importante nessas eleições é a utilização da internet para a divulgação dos candidatos. Será comum observar posts patrocinados, mas que contenham a expressão propaganda eleitoral e o CNPJ ou CPF do responsável.

“É um meio de duas vias. Tem muita armadilha ali dentro, tem muita informação plantada e números inventados. Voltamos na questão do eleitor se conscientizar e mudar a postura, ir atrás da informação e não se contentar com uma chamada do Facebook ou um link que recebeu no WhatsApp com absurdo”, afirma a analista fiscal Mariana dos Reis sobre o diferencial do possível impacto das redes sociais e fake news no resultado das urnas.

Proibições

As pinturas em muros, placas, faixas, cavaletes, campanhas em outdoors e telemarketing são proibidos. Na internet é proibida a utilização dos chamados robôs para ampliar o alcance das postagens e eleitores ou apoiadores que queiram custear o impulsionamento de publicações nas redes sociais.

Para denúncias, o eleitor pode procurar o Ministério Público, o Tribunal Regional Eleitoral ou a Procuradoria Regional Eleitoral.

Leia mais em Paraná Portal

© Copyright 2023 Grupo Tarobá