Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Em carta, diplomatas do Itamaraty defendem eleição no Brasil

01/06/17 às 17:30 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Pelo menos 115 diplomatas e funcionários do Itamaraty divulgaram nesta quinta-feira, 1, carta pública na qual manifestam preocupação em relação à crise brasileira, defendem a realização de eleições para dar legitimidade ao governo e condenam o uso da força para "reprimir ou inibir" manifestações.

"Conclamamos a sociedade brasileira, em especial suas lideranças, a renovar o compromisso com o diálogo construtivo e responsável, apelando a todos para que abram mão de tentações autoritárias, conveniências e apegos pessoais ou partidários em prol do restabelecimento do pacto democrático no País", diz o texto, que continuava aberto a adesões.

Em Washington, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, disse que funcionários públicos são cidadãos e têm liberdade para expressar suas posições. "Eu não faço caça às bruxas no Itamaraty e nunca farei."

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Os signatários da carta pedem a "reafirmação dos princípios democráticos e republicanos". Segundo eles, o "pacto democrático" é condição para a recuperação econômica do País. "Somente assim será possível a retomada de um novo ciclo de desenvolvimento, legitimado pelo voto popular e em consonância com os ideais de justiça socioambiental e de respeito aos direitos humanos."

Crítica

O ministro deu declarações mais incisivas contra o documento da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) que critica a política externa do governo, cujo conteúdo foi antecipado pelo jornal Folha de S.Paulo nesta quinta-feira. "Eu acho que a avaliação está errada", declarou Aloysio depois de se reunir em Washington com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro.

Aloysio considerou "uma bobagem" a avaliação de que a política externa não reflete um projeto coerente e ressaltou que o documento não é uma posição do governo. "Esse evidentemente é um assunto que foi tratado por pessoas que escreveram sob sua própria responsabilidade", afirmou.

O texto foi elaborado pelo chefe da SAE, Hussein Kalout, e seu secretário-adjunto, Marcelo Baumbach. "A própria apresentação do texto, que foi feita pelo ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), diz que isso não corresponde a uma posição do governo brasileiro, corresponde a uma posição e apreciação dos autores dos diferentes textos", disse Aloysio.

"Houve uma mudança grande no governo Temer que nós estamos implementando", observou, em relação à política externa. "Uma das principais mudanças vocês assistiram aqui na OEA: a importância de nós ajudarmos a democracia na América Latina, a mudança em relação aos direitos humanos."

Desde a posse de Temer, o governo brasileiro adotou uma posição dura em relação ao governo chavista de Nicolás Maduro e passou a condenar de maneira enfática a deterioração das instituições democráticas no país.

Instabilidade

O governo do presidente Michel Temer enfrenta sua mais grave crise depois que delator da empresa JBS implicou o peemedebista em suspeitas de atos ilícitos. Temer passou, então, a ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal por crimes de corrupção passiva, obstrução da Justiça e organização criminosa. Na Câmara dos Deputados, já há 12 pedidos de impeachment do presidente. Temer já reiterou que não renuncia ao mandato. Em outra frente, ele é alvo de processo no Tribunal Superior Eleitoral a ser julgado na terça-feira, que pode cassar o seu mandato. Caso ele seja cassado, a Constituição determina sua substituição por eleição indireta pelo Congresso. Eleição direta, como pretendem os funcionários do Itamaraty, só é possível por meio de emenda constitucional.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá