Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Em depoimento, Cunha nega ter 'vendido' silêncio

15/06/17 às 09:01 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) negou nesta quarta-feira, 14, em depoimento à Polícia Federal, ter recebido propina da JBS em troca de se manter calado nas investigações da Operação Lava Jato. Ele prestou depoimento no inquérito que investiga o presidente Michel Temer por corrupção passiva, obstrução da Justiça e organização criminosa.

"Meu silêncio não está à venda", disse Cunha, segundo o advogado Rodrigo Sanchez Rios, que acompanhou o depoimento. De acordo com Rios, Cunha negou "categoricamente" todas as acusações de pagamento de propina feitas pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS.

Em depoimento à Procuradoria-Geral da República (PGR), Joesley disse que pagava uma mesada a Cunha e ao operador Lúcio Funaro em troca do silêncio dos dois. Disse ainda que Temer sabia da mesada. Em gravação feita no Palácio do Jaburu, no dia 7 de março, Joesley diz ao presidente que "eu tô bem com o Eduardo", ao que Temer responde "tem que manter isso, viu".

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

"O deputado ressaltou que nunca procuraram ele. Nem o presidente Temer nem interlocutores do presidente. Ele negou categoricamente", disse o advogado. Segundo Rios, a PF em Brasília enviou 47 perguntas para serem feitas a Cunha. Aproximadamente a metade delas diz respeito à ação que corre na 10.ª Vara Federal da capital federal com base na delação de executivos da Odebrecht que dizem ter pago R$ 17 milhões a Cunha em troca da liberação de recursos do Fundo de Investimento do FGTS.

Cunha não respondeu às indagações alegando que prefere tratar delas no próprio processo. Segundo o advogado, os questionamentos foram extraídos das perguntas feitas pela própria defesa de Cunha a Temer. Na verdade, segundo pessoas que acompanharam o depoimento, Cunha não respondeu objetivamente às 47 perguntas. Ele ouviu os questionamentos e "respondeu de forma geral", de acordo com um advogado, às indagações referentes à delação da JBS. Além de negar a mesada semanal da JBS, o deputado cassado afirmou que nunca foi procurado para fazer um acordo de delação premiada.

Brasília

No termo de depoimento de Cunha, em que o delegado Maurício Moscardi Grillo registrou perguntas e respostas do intimado e como transcorreu a audiência, consta que o criminalista Ticiano Figueiredo e mais dois advogados de Brasília tentaram acompanhar a oitiva sem estarem legalmente constituídos como defensores no caso.

Figueiredo defende Cunha em processos no Supremo Tribunal Federal (STF). O criminalista chegou à sede da PF, em Curitiba, pela manhã e solicitou aos agentes da escolta federal para falar em privado com o peemedebista, sem a presença do advogado Rios. Os advogados de Brasília conseguiram conversar com Cunha, antes dele ser levado para a sala do delegado.

Grillo proibiu os três de entrarem para acompanhar a audiência, sob o argumento de que eles não eram legalmente representantes de Cunha naquele inquérito. Figueiredo deixou a PF em Curitiba cerca de 20 minutos depois da saída de Rios e evitou falar com a imprensa. Ele se limitou a dizer que, por enquanto, prefere "encarar as denúncias" a fazer um acordo de delação premiada.

Cunha deixou o prédio dez minutos depois. Ele foi levado ao Complexo Médico Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde está preso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá