Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Em formato inédito, Câmara de Londrina debate emendas à Lei Geral do Plano Diretor

25/09/21 às 09:58 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em audiência pública que durou mais de três horas, a Câmara de Londrina apresentou e debateu com a população, na noite desta sexta-feira (24), mais de cem emendas (propostas de alteração) ao projeto 207/2018, que institui a nova Lei Geral do Plano Diretor Participativo do Município. O evento, coordenado pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação do Legislativo, começou às 19 horas e teve formato inédito: os munícipes puderam participar presencialmente, na sede da Câmara, ou de forma remota, em 11 centros de apoio que transmitiram as discussões. A audiência também foi exibida pelos canais da Câmara no Facebook e Youtube, com possibilidade de envio de comentários e questionamentos.

A Lei Geral do Plano Diretor estabelece regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento da cidade. Ela deve ser revista, pelo menos, a cada dez anos, de acordo com o Estatuto da Cidade (lei federal nº 10.257/2001). O PL nº 207/2018 foi protocolado na Câmara pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) no final dezembro de 2018 e tem mais de 2,6 mil páginas. Essa foi a terceira audiência realizada pelo Legislativo para debater o projeto. Durante sua tramitação, a proposta recebeu 107 emendas e quatro subemendas (alterações nas emendas). As emendas foram apresentadas por comissões permanentes da Câmara e por vereadores, individualmente.

Diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Tadeu Felismino explicou na audiência desta sexta que, entre outros objetivos, o novo Plano Diretor busca estimular atividades industriais ao longo de rodovias, combinar atividades produtivas e residenciais na mesma área e evitar a expansão horizontal da cidade, promovendo o adensamento populacional. "É preciso racionalizar a cidade", disse. Felismino afirmou ainda que o projeto prevê a divisão do território do município em três macrozonas rurais e cinco urbanas, cada uma delas com características e objetivos específicos para o desenvolvimento da região. A Macrozona Urbana de Consolidação UM-C (entorno do Centro), por exemplo, tem como objetivos: novas centralidades, uso residencial de alta densidade, oferta de moradia, uso de imóveis vagos públicos e privados, racionalização dos transportes e valorização da cultura.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Relator de várias emendas na Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente e autor de algumas sugestões de modificação ao projeto, o vereador Eduardo Tominaga (DEM) afirmou que uma parte destas propostas foi fruto de solicitações de órgãos e entidades locais. De acordo com ele, as emendas buscam, entre outros objetivos, tornar a Lei Geral do Plano Diretor mais genérica e menos engessada, deixando detalhamentos para legislações específicas.

A vereadora Lenir de Assis (PT), porém, afirmou que algumas emendas são preocupantes, pois, ao proporem a troca de palavras, acabam por modificar o objetivo original do projeto. Algumas emendas, por exemplo, trocam o termo "coibir" por "desestimular" ao tratar de atribuições do Poder Público em situações específicas. "Fica clara a tentativa de enfraquecer o Poder Público no planejamento da cidade. Várias emendas alteram verbos e, no nosso ponto de vista, tornam a atuação dos órgãos públicos subjetiva", disse. A vereadora questionou também a emenda 103, que acresce um artigo ao projeto para prever que os mapas integrantes do Plano Diretor são sugestões e que propostas técnicas para as políticas de desenvolvimento serão tratadas em legislação específica. "A emenda 103 tenta transformar os mapas apenas em sugestões e propostas, o que é extremamente preocupante. Orientações passíveis de entendimentos diversos darão margem para judicializar o Plano Diretor e, mais uma vez, travar a cidade", disse.

Entidades e munícipes que participaram dos debates desta sexta também manifestaram preocupação com a mudança de verbos propostas nas emendas, de forma a permitir expansão da área urbana de Londrina. Professor de Planejamento Urbano e Regional, Gilson Bergoc citou, entre outras, a emenda 57, segundo a qual o Poder Público "desestimulará" a expansão horizontal da cidade – e não mais "controlará", como previa o projeto original. "Temos mais de 52% de terrenos vazios, que podem absorver praticamente todo tipo de investimento, de residenciais a comerciais, de serviços e indústrias. Essa área vazia atual, a maior parte dela já com infraestrutura, pode absorver todos os equipamentos necessários para receber o crescimento populacional projetado para os próximos 10 anos", afirmou.

Já o contador Euclides Nandes Correia se disse favorável às emendas e às flexibilizações propostas. "As emendas criam um ambiente favorável ao desenvolvimento e crescimento sustentável do município. Como contador que trabalha abrindo empresas, verificando as dificuldades de londrinenses que querem se estabelecer e gerar emprego e renda, a experiência que temos é que Londrina vem perdendo várias empresas, tendo em vista a legislação atual. Londrina se encontra travada, pois a legislação impede a abertura de empresas simples. Devemos discutir detalhamentos em leis complementares", defendeu.

Participação popular – Durante a audiência pública, a população teve a oportunidade de apresentar manifestações também por escrito. As propostas ainda poderão ser protocoladas até segunda-feira (27), às 19 horas, pelo site da Câmara de Londrina (cml.pr.gov.br), na aba "Cidadania", ou presencialmente, no Departamento de Documentação e Informação do Legislativo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá