Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Em três meses, Paraná recebe embaixadores e delegações de 22 países

23/03/19 às 09:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Somente entre janeiro e março deste ano, o Governo do Paraná recebeu embaixadores e delegações de 22 países, em busca de fortalecimento das relações comerciais e de laço de amizade. “Essa agenda intensa contribui para que o Paraná intensifique parcerias em áreas estratégicas e, além disso, demonstra o interesse de investimentos no Estado”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Nesta quinta-feira (21), o vice-governador Darci Piana recebeu o embaixador da República Socialista do Vietnã no Brasil, Do Ba Khoa, que veio ao Paraná para conhecer a produção agropecuária do Estado. “As portas do Paraná estão sempre abertas para novas parcerias. A agropecuária paranaense é pujante e exportada para diversos países”, afirmou Piana.

O embaixador Do Ba Khoa fez um convite verbal para que uma comitiva do Paraná visite o Vitenã e exponha os produtos ao governo, empresários e à população de seu país. “Queremos ser parceiros do Paraná. Uma parceria com o Estado é importante para ambos, pois precisamos um do outro”, disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Darci Piana destaca que o Governo do Estado trabalha para fortalecer as relações internacionais e atrair mais investimentos estrangeiros ao Paraná. Nos três primeiros meses de gestão, as agendas internacionais incluíram encontros com representantes do Brics, que vieram para a reunião inaugural do bloco, em março, em Curitiba. Além do Brasil, o grupo é formado pela China, Índia, Rússia e África do Sul.

Em 26 de fevereiro, então governador em exercício, Darci Piana recebeu em Foz do Iguaçu o presidente do Paraguai, Mario Benítez, que veio para a posse da nova diretoria da Itaipu. No Palácio Iguaçu, em Curitiba, foram recebidos embaixadores, cônsules, governadores, prefeitos e empresários de países como o Vietnã, Polônia, Macedônia do Norte, Alemanha, Espanha, Paraguai, Turquia, República Tcheca, Japão, Áustria, Bangladesh, Filipinas, Guatemala, Síria, Ucrânia, Israel, Tunísia e Itália.

“O Paraná recebeu imigrantes de vários países, que encontraram no Estado um lugar propício para viver e manter sua cultura”, lembra Darci Piana. “Somos acolhedores e hospitaleiros, abertos ao diálogo e a parcerias internacionais, que ajudam a desenvolver o Estado. Essas relações são importantes para a economia, para as áreas da educação, cultura, tecnologia, inovação”, diz.

INFRAESTRUTURA – Além do agronegócio e da área comercial, o setor de infraestrutura é um dos focos das parcerias internacionais do Estado. Em Foz do Iguaçu, na agenda de Darci Piana com os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Benítez, foi confirmada a segunda ponte ligando o Paraná ao país vizinho.

O Paraná também recebeu um sinal positivo da China sobre a proposta do Governo do Estado de implantar o corredor bioceânico, ligando os portos de Paranaguá e Antofogasta, no Chile.

Em reunião com Ratinho Junior no último dia 14, o embaixador Yang Wamming confirmou o interesse de empresas chinesas na execução do projeto e em outras obras de infraestrutura no Estado. Na ocasião, eles assinaram um protocolo de intenções para promoção da cooperação cultural, turística e comercial.

ACORDOS – Alguns dos encontros promovidos ao longo dos últimos três meses resultaram em acordos bilaterais com o Paraná. No início de março, Darci Piana participou da cerimônia que oficializou o acordo de cooperação internacional entre as cidades de Prudentópolis, no Centro-Sul do Estado, e a ucraniana Ternopil, que se tornaram cidades-irmãs. A cooperação fortalece as parcerias comerciais, culturais e o turismo entre os dois locais.

O governador Ratinho Junior e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, firmaram protocolo de intenções nas áreas de ciência e tecnologia, segurança pública, agricultura, saúde, educação e reaproveitamento de água. O acordo tem como objetivo o desenvolvimento de projetos e atividades que fortaleçam as relações comerciais entre o Paraná e a comunidade judaica.

O governador também foi ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para buscar inovações tecnológicas que possam ser aplicadas no Estado. “Ao fortalecer as relações internacionais, abrimos a porta do Estado para outras fronteiras e ampliamos o nosso potencial econômico”, afirma o governador.

A agenda no Vale do Silício resultou na assinatura de um termo de cooperação entre o Governo do Estado, a Universidade de Stanford e o Lemann Center for Entrepreneurship and Educational Innovation in Brazil. O objeto do acordo é o desenvolvimento de um programa para a prospecção e análise de informações e dados para tomadas de decisão em políticas públicas.

Informações: AEN


© Copyright 2023 Grupo Tarobá