Política

Emanoel Gomes é eleito presidente da Câmara de Londrina nos próximos dois anos

20 dez 2022 às 19:23

Na tarde desta terça-feira (20) foi realizada a eleição para a nova Mesa Executiva da Câmara Municipal de Londrina, que vai conduzir os trabalhos do Legislativo no biênio 2023-2024. O presidente será o vereador Emanoel Gomes (Republicanos) e o posto de vice-presidente será ocupado pelo vereador Mestre Madureira (PP). Também comporão a Mesa os vereadores: Lenir de Assis (PT), como 1ª secretária; Beto Cambará (Podemos), como 2º secretário, e Prof.ª Flávia Cabral (PTB), como 3ª secretária. O grupo formou a chapa nº 1, que recebeu voto de 13 dos 19 vereadores.


Já a chapa nº 2, composta pelos vereadores Giovani Mattos (PSC), como presidente; Jessicão (PP), como vice; Mara Boca Aberta (Pros), como 1ª secretária; Santão (PSC), como 2º secretário; e Roberto Fú (PDT), como 3º secretário, recebeu 6 votos. 


Conforme determina o Regimento Interno da Câmara, a eleição da Mesa Executiva realizada no meio da Legislatura deverá ocorrer na última sessão ordinária do ano. Antes da votação dos projetos da pauta, os trabalhos foram suspensos para a composição e formalização das duas chapas concorrentes. A votação ocorreu de forma nominal e aberta.


Após a eleição, o presidente eleito Emanoel Gomes foi à tribuna da Câmara, agradeceu pela votação e disse que pretende atuar em união com os colegas. Gomes afirmou que pretende comandar a Câmara de Londrina com independência, com o objetivo de melhor atender aos anseios da população. “Tenho a certeza de que nós seremos uma Câmara de Vereadores independente e todos nós vamos ter os nossos posicionamentos. É claro, vamos apoiar, sim, a cidade de Londrina, e tudo que o prefeito e a cidade precisarem, a Câmara estará disposta para resolver e contribuir”, afirmou.


Os eleitos ficam empossados automaticamente a partir de 1º de janeiro de 2023. A Mesa Executiva da Câmara tem mandato de dois anos e uma série de atribuições, entre elas, dirigir os trabalhos legislativos, autorizar viagens de vereadores e elaborar as propostas orçamentárias da Câmara.


Biografia
Vereador em terceiro mandato, Emanoel Gomes tem 41 anos e é filiado ao Republicanos. Nascido em Arco Verde, no sertão pernambucano, mudou-se com a família aos 6 anos de idade para o Rio de Janeiro, onde permaneceu até os 17 anos. Depois mudou-se para Curitiba, onde viveu até os 30 anos. Como pastor da Igreja Universal do Reino de Deus foi designado para o Ministério de Londrina, cidade onde reside desde 2011. Em parceria com o Grupo Força Jovem, Gomes realiza trabalhos de recuperação de jovens usuários de drogas, além de participar de projetos sociais e assistenciais desenvolvidos na cidade, entre eles o Universal nos Presídios (UNP), junto aos detentos das duas unidades da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL 1 e PEL 2).


Nas eleições de outubro de 2012 elegeu-se vereador em Londrina pela primeira vez, pela coligação PRB/PP/PR com 3.213 votos, para o mandato de 2013 a 2016. Ao concorrer novamente a uma vaga no Legislativo, nas eleições municipais de 2016, foi eleito suplente da coligação PRB/PDT para a 17ª Legislatura (2017 a 2020), com 2.184 votos. Em janeiro de 2019, Emanoel Gomes ocupou a vaga deixada na Câmara de Londrina por Filipe Barros, que assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados. No pleito de 2020 elegeu-se vereador da 18ª Legislatura (2021 a 2024) pelo Republicanos com 2.582 votos.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá