Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Envio de inquérito à 1ª instância não causa prejuízo, diz Rogério Marinho

19/12/17 às 19:05 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Por meio de nota, o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) disse na tarde desta terça-feira, 19, que o envio de seu inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) para a primeira instância não o prejudica e que provará a regularidade de seus atos. Mais cedo, o ministro decidiu por em prática o entendimento firmado pela maioria na Corte de restringir o alcance do foro privilegiado para os crimes cometidos no exercício do mandato parlamentar e que digam respeito ao cargo.

"O envio do inquérito para a primeira instância não me causa prejuízo ou indignação, ao contrário, enseja que as alegações, relacionadas a fatos que ocorreram há mais de dez anos e que sequer foram objeto de denúncia, sejam esclarecidas com celeridade e equilíbrio, culminando com o seu arquivamento", escreveu o parlamentar.

O inquérito do tucano em tramitação no STF investiga a suposta prática de crimes contra a administração pública ocorridos em 2005 e 2006, quando o tucano ocupava a presidência da Câmara de Vereadores da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Com a decisão de Barroso, os autos do processo serão enviados à 8ª Vara Criminal da Comarca de Natal.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Entre as irregularidades apuradas, estão a transferência irregular de servidores do quadro de funcionários da prefeitura de Natal para a Câmara de Vereadores, o pagamento ilegítimo de reajuste a servidores do Legislativo municipal, a realização de despesas no valor de R$ 3,7 milhões sem justificativa, além do comprometimento de mais de 70% da receita do Legislativo municipal com folha de pessoal.

Marinho, que ganhou notoriedade nos últimos meses por ser o relator da reforma trabalhista na Câmara, disse que preferia restringir sua manifestação em uma nota oficial porque como trava uma batalha judicial com o STF não queria "falar bobagem". Na nota, o tucano afirma que provará a regularidade de suas ações. "Sou o maior interessado em que o inquérito seja analisado, em qualquer das instâncias do Judiciário, para que não pairem dúvidas quanto a legalidade e a regularidade de todos os meus atos", finalizou.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá