Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ex-prefeito e ex-secretário são condenados por enriquecimento ilícito

16/02/18 às 10:55 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O ex-prefeito e o ex-secretário da Saúde de União da Vitória, no sul do Paraná, ambos na gestão 2009-2012, foram condenados à suspensão dos direitos políticos pelos períodos de cinco e oito anos, respectivamente.

A sentença da 1ª Vara da Fazenda Pública do município, atende a um pedido do Ministério Público, que comprovou o enriquecimento ilícito por parte do ex-gestor de saúde devido ao acúmulo indevido de cargos. Os fatos aconteceram com o consentimento do então prefeito.

As investigações da 4ª Promotoria de Justiça apontou que, além de ocupar o cargo público no período de novembro de 2009 a agosto de 2012, o então secretário municipal exercia diversas outras atividades profissionais junto a entidades públicas e privadas, o que é proibido.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Além de prestar atendimento em consultório particular, o ex-gestor também atuava como médico em Bituruna e General Carneiro, municípios integrantes da comarca, entre outras ocupações. Em algumas ocasiões, os serviços eram prestados por meio de sua empresa, também ré na ação.

De acordo com a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/90), os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento no âmbito do Sistema Único de Saúde devem ser exercidos em regime de tempo integral.

Além da suspensão dos direitos políticos, os réus foram condenados à perda da função pública que eventualmente estejam exercendo atualmente, além do ressarcimento dos valores acrescidos ilegalmente ao patrimônio de cada um.

Ainda de acordo com a decisão, a empresa em nome do ex-secretário fica proibida de contratar com o poder público pelo prazo de 10 anos. As penas estão previstas na Lei de Improbidade Administrativa (8.429/1992). Cabe recurso da decisão.

Leia mais em Paraná Portal

© Copyright 2023 Grupo Tarobá