Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ex-presidente e ex-vereador da Câmara têm bens bloqueados

06/03/20 às 14:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A pedido do Ministério Público do Paraná, a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná decretou a indisponibilidade de bens do ex-presidente da Câmara Municipal de Antonina e de um ex-vereador (Gestões 2012-2016), investigados por concessão e recebimento indevido de diárias. A liminar responde ação civil pública por ato de improbidade administrativa ajuizada pele MPPR a partir da 1ª Promotoria de Justiça de Antonina.

Nas investigações conduzidas pelo Ministério Público ficou demonstrado que, durante o ano de 2013, o então vereador recebeu diárias a título de indenizações sem a respectiva comprovação de deslocamentos realizados em razão do interesse público. O ex-presidente da Câmara teria autorizado os pagamentos, razão pela qual ambos são réus na ação proposta pelo MPPR. No pedido, a Promotoria de Justiça sustenta que “ao deixar de comprovar perante a Câmara Municipal de Antonina o uso efetivo do numerário que lhe fora concedido para diante das despesas de viagem, não só violou os princípios da legalidade, publicidade, impessoalidade, eficiência e moralidade administrativa, como também enriqueceu-se ilicitamente”.

Prejuízo – A liminar, expedida no último dia 2 de março, reformou decisão anterior da Vara da Fazenda Pública de Antonina, que havia indeferido o pedido do MPPR de bloqueio dos bens. O valor indisponibilizado – R$ 1.850,00 – corresponde ao prejuízo causado ao erário com o recebimento indevido das diárias.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

No mérito da ação, o Ministério Público do Paraná requer a condenação dos envolvidos às penas previstas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992), entre elas a suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa e ressarcimento dos valores recebidos indevidamente aos cofres públicos.

Autos: 0007540-83.2020.8.16.0000

TCE PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá