Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Fake news: eleitores com mais de 70 anos não precisam 'recadastrar' título

12/04/22 às 09:19 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Mensagens afirmando que a Justiça Eleitoral (JE) estaria cancelando o título de eleitor de quem tem mais de 70 anos estão sendo compartilhadas nas redes sociais e o conteúdo tem viralizado. Por conta disso, o Fórum Eleitoral de Londrina divulgou uma nota, na segunda-feira (11), desmentindo essa informação.

O conteúdo dos vídeos e áudios compartilhados diz que uma pessoa teria tirado uma certidão negativa no cartório eleitoral e que, no rodapé da página do documento, constava que a inscrição eleitoral do requerente havia sido cancelada. A pessoa diz para que os idosos busquem o Fórum Eleitoral para verificar se o título está ativo.

Em nota oficial, o Fórum Eleitoral de Londrina diz que esses vídeos e áudios estão propagando fake news “e esclarece que os Eleitores com idade igual ou superior a 70 anos não precisam comparecer ao Fórum Eleitoral para fazer qualquer ‘recadastramento’ em razão da idade, pois os títulos eleitorais não serão cancelados por motivo de faixa etária”.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O voto para essa faixa etária é facultativo. A regra está prevista no artigo 14, parágrafo 1º, inciso II, alínea “b”, da Constituição Federal. Segundo o dispositivo, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá