Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Familiares recebem placas simbólicas em homenagem na Câmara

13/11/22 às 14:57 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A tradicional solenidade que relembra a trajetória de cidadãos e cidadãs homenageados com nomes de escolas, ruas, praças e outros espaços públicos de Londrina foi realizada na tarde de sábado (12) pela Câmara Municipal. A 1ª Cerimônia Caminhos de Londrina de 2022, que contou com dezenas de familiares e amigos dos condecorados, além de autoridades, lotou a sala de sessões do Legislativo. Na cerimônia deste ano o objetivo foi homenagear pessoas, já falecidas, que tiveram seus nomes registrados em placas da cidade entre os anos de 2018 a 2021. Durante o evento, a Câmara fez o lançamento oficial do site Caminhos de Londrina, que reúne breves biografias dos homenageados pelo Município desde 1993.


“A denominação de espaços públicos se dá por iniciativa dos vereadores ou do prefeito, concretizando-se por meio de leis municipais. […] Somente os moradores de ruas sem nome e número podem dizer o quanto é difícil receber correspondência e serem encontrados. Por isso os vereadores se dedicam a esse ofício, que também é parte de suas atribuições. Porém, acima disso, os nossos próprios públicos têm nomes de personalidades que por meio de suas vidas, nas mais diversas atividades, tiveram importante envolvimento comunitário, deixando sua contribuição histórica e sua marca significativa na vida social de Londrina”, explicou o vereador Nantes (PP), que presidiu a cerimônia com o apoio da vereadora Prof.ª Sonia Gimenez (PSB) e a presença do vice-prefeito de Londrina, João Mendonça.


Não são permitidos nomes de pessoas vivas para as denominações. Trata-se, portanto, de homenagem póstuma, conforme lembrou a vereadora Prof.ª Sonia Gimenez. “Quantas pessoas não gostariam também de ter os nomes de seus entes queridos em nomes de ruas ou praças? […] Sabemos que nosso mundo é um mundo de passagem. Mesmo que tenhamos a tristeza de lembrar daquelas pessoas queridas que partiram, temos a expectativa de que o nome dessas pessoas serão eternizados em placas. Então, fica um alento”, disse. “São pessoas que construíram a cidade, que deixaram um legado. Sem elas, Londrina não seria a Londrina que temos hoje”, afirmou o vice-prefeito, João Mendonça.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024


Familiares dos homenageados receberam placas simbólicas, semelhantes às afixadas nos espaços públicos. Posteriormente, o comentarista esportivo Valdir Custódio de Oliveira, que teve o irmão José Custódio Filho homenageado na cerimônia de sábado, fez um agradecimento em nome de todos os familiares presentes.


Próxima solenidade

Instituída pelo decreto legislativo nº 87/1995, a solenidade ocorre regularmente na Câmara de Londrina. Neste ano, as entregas serão divididas em dois eventos, devido à suspensão da cerimônia durante a pandemia de covid-19 e ao grande número de convidados. A próxi

© Copyright 2023 Grupo Tarobá