Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Gilmar 'encarnou papai Noel' com prisão domiciliar para Adriana, diz procurador

18/12/17 às 20:05 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O procurador da Lava Jato, Carlos Fernando dos Santos Lima, criticou nesta segunda-feira, 18, em suas redes sociais, a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes de permitir que Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) cumpra pena domiciliar.

"Hoje o Gilmar Mendes encarnou o próprio Papai Noel. Pena que mais uma vez o presenteado não seja a população brasileira", escreveu o procurador em seu perfil no Facebook, ao comentar a notícia.

Em novembro, por três votos a dois, o Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro da 2ª Região (TRF-2) havia decidido mandar Adriana de volta para o regime fechado. A ex-primeira-dama foi condenada, em setembro, a 18 anos e três meses de prisão por lavagem de dinheiro e por ser uma das beneficiárias do esquema de corrupção do PMDB no Rio, comandado por seu marido.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Esta não foi a única crítica que Carlos Fernandes fez ao ministro do STF hoje. O procurador criticou também a decisão de Mendes de suspender a investigação contra o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB). "Agora temos mais que o foro privilegiado, Gilmar reconheceu o privilégio de não ser sequer investigado", escreveu. "Não investigar uma autoridade com base em uma corrupção admitida por um colaborador é um absurdo", disparou.

Mendes concedeu hoje liminar suspendendo o inquérito que corre no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) atendendo ao pedido da defesa do governador, para quem a investigação tem como base um acordo de colaboração celebrado ilegalmente entre o Ministério Público do Paraná e o auditor Luiz Antonio de Souza.

"A manutenção do trâmite de investigação sem um mínimo de justa causa contra o Governador do Estado compromete não apenas a honra do agente público, mas também coloca em risco o sistema político", afirmou Mendes em sua decisão.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá