Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Gilmar Mendes absolve sumariamente Yeda Crusius de acusação de crime ambiental

01/06/17 às 16:20 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, absolveu sumariamente a deputada e ex-governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius (PSDB/2007-2011), acusada de supostos crimes ambientais por atividade de silvicultura em área de conservação. A decisão por extinção da ação penal contra a tucana acolhe manifestação da Procuradoria-Geral da República.

"Não há prova de que (Yeda) tenha contribuído de forma relevante para a exploração da atividade potencialmente poluidora", assinalou o ministro.

Yeda, quando governadora, assinou o Decreto Estadual 47.729, de 30 de dezembro de 2010, alterando os limites da Unidade de Conservação. A Procuradoria-Geral da República destaca que ela tomou a medida "atendendo a recomendações da área competente".

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

"Dessa forma, não há indicativos de que a denunciada atuou ciente de que estaria contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes, ou mesmo de que sua decisão daria causa a dano relevante à Unidade de Conservação", argumenta Gilmar Mendes.

"Nesse contexto, a deputada federal deve ser sumariamente absolvida", decretou o ministro.

Gilmar observou que a Procuradoria opinou pela absolvição sumária da parlamentar, "por falta de prova da participação", e pela cisão da ação penal em relação aos demais réus - o processo contra estes seguirá na primeira instância no Rio Grande do Sul.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá