Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo apresenta ao G7 cenário da atividade portuária

16/04/19 às 19:31 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Com a participação do vice-governador Darci Piana, a administração dos Portos do Paraná fez uma apresentação nesta terça-feira (16) para representantes do setor produtivo do Estado sobre o cenário atual da atividade portuária no Paraná. Dados estatísticos, obras em andamentos e projetos futuros foram os assuntos apresentados pelo diretor-presidente Luiz Fernando Garcia durante uma oficina técnica, no auditório do Sistema Ocepar, em Curitiba.

O evento, organizado pelo G7 (grupo que reúne sete federações do setor Produtivo do Paraná), em parceria com a Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e Sebrae, foi aberto pelo vice-governador Darci Piana.

“São fundamentais essas discussões que foram provocadas hoje, pelo G7, com conhecimento de ferrovia, portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, hidrovias, para que a gente forme uma base sólida para decisões fundamentais que o Estado do Paraná precisa tomar nos próximos dias, em função do que está sendo planejado pelo Estado para a nossa infraestrutura”, afirmou o vice-governador.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Para ele, essas discussões que reúnem os diversos setores só trazem benefícios para toda a cadeia. “O Governo do Estado está sempre preocupado em trazer o empresariado junto para as grandes decisões do Estado. Esse encontro foi fundamental para a formação da opinião do Governo”, acrescentou.

Também participaram do momento inicial dos debates o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o diretor-geral do DER, João Alfredo Zampieri; o presidente da Faep, Ágide Meneguette; o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski; e o assessor especial da diretoria de Coordenação da Itaipu, Jorge Ricardo Aureo Ferreira.

PORTOS - A apresentação da Administração dos Portos do Paraná abriu a segunda etapa da oficina. Para o diretor-presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a gestão da nova administração é pautada na redução dos custos logísticos para o setor produtivo do Estado e na agilidade aos projetos de ampliação da capacidade operacional dos portos.

“Como a gente faz isso? Melhorando a eficiência, com novos investimentos, tanto no complexo público - com a remodelação do Corredor existente - quanto com novos terminais que agregam valor competitivo às cargas movimentadas pelos Portos do Paraná, oferecendo uma infraestrutura adequada aos usuários”, explica.

Segundo ele, é importante o Porto ir até o cliente, porque não é a gravidade que faz com que Paranaguá seja eleita para o escoamento dos produtos, mas, sim, a competitividade frente aos demais portos.

Garcia acrescenta que essa união é importante porque toda ação de infraestrutura exige planejamento e tempo de implantação. “Com essa antecipação a gente consegue validar nossa programação e tocar com tranquilidade as obras. Sempre pensando juntos”, afirmou.

OFICINA – O superintendente da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Nelson Costa, diz que todas as federações, com parceiros e apoio do Governo do Estado, estão iniciando o trabalho de pensar o Paraná para o ano de 2040.

“Nesse momento, estamos iniciando uma discussão com todos os atores envolvidos na questão de infraestrutura e logística. Queremos ouvir o que existe de projetos em andamento, o que o Estado e as empresas estão pensando para que possamos realizar esse trabalho de pensar o Paraná para daqui 20 ou 30 anos”.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá