Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Honesto, rodado e com fé. Assim deverá ser o presidente, diz pesquisa

13/03/18 às 11:57 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Ser honesto, controlar os gastos públicos, conhecer os problemas do país e estar familiarizado com assuntos econômicos, ter experiência como prefeito ou governador e acreditar em Deus. Esse deve ser o perfil do próximo presidente da República, segundo a pesquisa inédita Retratos da Sociedade Brasileira – Perspectivas para as eleições de 2018, divulgada nesta terça-feira (13/3). Feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope, o levantamento ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios.

Na pesquisa, os entrevistados indicam qual deve ser o foco do próximo presidente, as características pessoais e profissionais que buscam nos candidatos, quais partidos políticos têm mais simpatia, entre outras informações. Para a grande maioria dos brasileiros (92%), é importante ou muito importante que o controle de gastos públicos esteja na pauta dos postulantes nas eleições.

Das características profissionais que o político deve ter, o destaque foi para conhecer os problemas do país (89%) e possuir experiência em assuntos econômicos (77%). Atuações como prefeito ou governador também têm grande peso na escolha dos brasileiros: 72% concordam que devem estar do currículo do candidato.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Entre as prioridades do próximo presidente, a promoção de mudanças sociais, com melhoria da saúde, educação, segurança e desigualdade social, deve ser a principal, segundo 44% dos brasileiros entrevistados.

Em segundo lugar, com 32% dos votos, aparece a moralização administrativa, com combate à corrupção e punição de corruptos. Um contingente menor de pessoas acredita que, entre as três opções apresentadas, a prioridade deve ser a estabilização da economia, com queda definitiva do custo de vida e do desemprego (21%).

Honestidade e crença
Entre os aspectos pessoais, o mais importante é ser honesto e não mentir em campanha, com 87%. Nunca ter se envolvido em casos de corrupção vem em seguida, com 84%. Ao mesmo tempo, a maioria dos brasileiros, ou 75%, não acredita na promessas dos políticos.

Praticamente 8 em cada 10 eleitores (79%) concordam totalmente ou em parte que é importante que o candidato a presidente acredite em Deus. Mas somente 29% das pessoas disseram que é muito importante que o político seja da mesma religião que elas.

A preferência de 52% dos entrevistado é por candidatos de família pobre. Para 8%, isso é indiferente e 38% discordam em parte ou totalmente.

Corrupção e pessimismo
O pessimismo em relação às eleições tem forte peso entre os brasileiros, já que 44% se sentem assim em relação ao pleito presidencial. Outros 23% não estão otimistas nem pessimistas, 20% estão otimistas e 13% não souberam responder.

O principal motivo para os eleitores se sentirem pessimistas é a corrupção – apontada por 30% em pergunta com resposta espontânea. Questionados sobre votar em um candidato acusado de ser corrupto, mas que tenha o mesmo alinhamento ideológico que os brasileiros, 79% dos entrevistados discordaram.

Dos 20% da população que se dizem otimistas, 32% afirmam acreditar na mudança e na renovação, 19% têm esperança no voto e na participação popular.

A grande maioria (72%) vota no candidato que mais gosta, independentemente do partido. Entre as legendas, o PT é o que tem o maior percentual de apoiadores, com 19%. MDB (7%) e PSDB (6%) vem em seguida.

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2017 e possui margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

 Metropoles 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá