Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Imprensa latino-americana destaca decisão do STF e possível liberdade de Lula

08/11/19 às 09:50 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A imprensa latino-americana repercute nesta sexta-feira, 8, a decisão de quinta-feira, 7, do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, considerada um dos pilares da Operação Lava Jato. A mudança, que foi definida por 6 votos a 5, abre caminho para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso desde abril do ano passado pelo caso do tríplex do Guarujá, seja solto.

Na Argentina, o jornal Clarín destacou que os juízes que se pronunciaram a favor da medida enfrentaram "duras críticas" nas redes sociais e uma ampla mobilização de congressistas - grande parte dos quais integram a chamada "bancada da bala" -, que dizem temer que a iniciativa prejudique esforços de combate à corrupção.

O Clarín também citou entrevista recente de Lula em que ele disse não ter expectativas de ser liberado em breve, uma vez que não conta "com a clara antes de a galinha botar o ovo". A defesa de Lula prometeu apresentar um pedido de soltura imediata do petista ainda hoje.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O também argentino La Nación apontou que a alteração na jurisprudência do STF "abre a porta para que Lula seja liberado" e ressaltou que militantes petistas e simpatizantes do ex-presidente mantiveram uma vigília em frente ao prédio da Corte durante as sete horas do julgamento para comemorar a decisão.

Já o site da emissora mexicana Televisa salientou que o veredicto do STF pode libertar cerca de outros 5 mil presos que ainda estão em fase de apelação, incluindo políticos e empresários condenados pela Lava Jato. Na mesma linha, o jornal chileno El Mercurio sublinhou que a decisão favorece milhares de presos, incluindo Lula. (Equipe AE)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá