Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Justiça determina bloqueio de bens de prefeito de Iporã e mais 34 por fraudes em licitação

22/08/20 às 11:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Justiça determinou, de forma liminar, o bloqueio de R$ 6.437.459,47 em bens de 35 réus em Iporã. Entre eles, o prefeito da cidade, Roberto da Silva (PSDB) que atualmente está afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça do Paraná, o ex-secretário municipal de Compras e Licitações, empresários e empresas, todos investigados a partir da Operação Cleptocracia.

A determinação atendeu a um pedido do Ministério Público do Paraná, formulado em ação civil pública por ato de improbidade administrativa. Deflagrada em outubro do ano passado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Promotoria de Justiça de Iporã, a operação apurou a existência de uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de fraude em licitações, corrupção passiva, falsidade ideológica, peculato e lavagem de dinheiro, liderada pelo prefeito de Iporã e integrada por agentes públicos e parentes do gestor.

Licitação inexistente – A diversidade de crimes praticados pelos réus originou diversos processos. A ação que gerou a decisão de bloqueio de bens diz respeito a fraudes em pregão presencial destinado à construção de um abatedouro de frangos para o município. As investigações apontaram que o procedimento licitatório, embora homologado, nem sequer existiu.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá