Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Justiça determina perda da função pública de João do Napoleão

03/08/19 às 07:39 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma sentença preferida pelo juiz Adriano Scussiatto Eygn, da 1ª Vara Criminal de Guarapuava, determinou a perda da função pública do vereador João Carlos Gonçalves, o João do Napoleão (PROS). O crime cometido é peculato, ou seja, “subtração ou desvio, por abuso de confiança, de dinheiro público ou de coisa móvel apreciável, para proveito próprio ou alheio, por funcionário público que os administra ou guarda; abuso de confiança pública”. 

Esse crime está previsto no artigo 312 do Código Penal e durou até a deflagração da Operação Fantasma II. A partir da sentença de embargos de declaração, consequentemente, João também perde o cargo como presidente da Mesa Executiva do Legislativo Municipal de Guarapuava. Porém, ainda cabe recurso. 

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO 

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Os embargos de declaração, corrigiram omissões e obscuridades constantes na sentença inicial. Isso ocasionou o aumento da pena imposta aos réus com a impossibilidade da substituição por outra restritiva de direito. 

Tendo em vista que foi praticado o delito por 24 vezes no exercício da função pública, estando comprovado abuso de poder e violação do dever com a administração pública municipal, determinou-se a perda do cargo público por ser incompatível com o exercício do cargo de vereador e de presidente da Câmara do município de Guarapuava. 

De acordo com a sentença, que foi proferida às 23h de 28 de julho deste ano, João do Napoleão deverá cumprir seis anos, três meses e 15 dias de prisão, em regime semiaberto. Além disso, deve pagar 18 dias de multa. A sentença também prevê ressarcimento aos cofres públicos no valor de R$ 84 mil.

Além do vereador, a sentença por peculato, também incide sobre Sebastião Valmir da Luz. Cabelo, como é conhecido, ex-assessor de João. Assim, ele foi condenado a cinco anos, cinco meses e 18 dias de prisão, em regime semiaberto. Além de ter de pagar multa.


O CASO 

O fato que resultou nessas sentenças foi a denúncia por desvio de dinheiro público. A irregularidade, segundo a ação judicial, trata da nomeação de assessores na Câmara, em 2015. 

A denúncia, oferecida pelo Ministério Público (MP-PR), mostra que João do Napoleão nomeou um diretor de gestão legislativa. Entretanto, este não tinha nenhuma função na diretoria de gestão da Câmara. Embora atuasse como assessor pessoal, beneficiando exclusivamente o vereador. 

Conforme a denúncia do MP, os valores que Cabelo recebeu a mais, causaram prejuízo estimado de mais de R$ 84 mil para a Câmara. Uma comparação feita pelo MP entre o salário recebido pelo diretor nomeado pelo então presidente com o valor recebido por uma assessora de gabinete da presidência, mostrou a diferença.


Rede Sul de Notícias

© Copyright 2023 Grupo Tarobá