Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Justiça eleitoral realiza teste de integridade das urnas em Londrina

25/10/22 às 11:40 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Justiça Eleitoral de Londrina realizou o teste de integridade de urnas eletrônicas nesta terça-feira (25). A auditoria pública selecionou, de forma aleatória, seis aparelhos que foram retirados de um depósito onde ficam armazenados após receberem os dados dos candidatos e serem lacrados. 


Foram analisados o caderno de votação com os nomes de eleitores da seção, verificou-se se os equipamentos estavam lacradas, se estavam funcionando normalmente, foi feito o teste de teclado, extraída a zeréssima, verificação de fotos e dados dos candidatos e se votos foram computados de forma correta.


O teste foi aberto ao público, mas apenas juízes eleitorais, promotores, funcionários do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e imprensa participaram. Nenhum eleitor ou representante de partido esteve presente.  

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024


"As pessoas que questionam a integridade, não vêm ver como os aparelhos funcionam. Se tem dúvidas recomendamos que a pessoa se inscreva como mesária voluntária, assim terá toda a noção de funcionamento e ainda terá acesso ao boletim da urna que vai comprovar que os votos do equipamento são os mesmos enviados ao TSE", explicou o juíz eleitoral, Maurício Boer. 


Londrina e Tamarana tem 1.282 urnas que serão distribuídas em 150 seções eleitorais. Em Londrina, o segundo turno terá transporte público de graça ao longo de todo o domingo (30). A medida atende um pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). 


No teste de integridade os equipamentos foram ligados e na sequência os próprios aparelhos pediram para fazer um teste de teclado e emitiu uma mensagem que estará habilitado para funcionar apenas no dia 30 de outubro. O lacre e o cartão de memória que será utilizado na eleição foram removidos e no lugar foram inseridos cartões específicos da auditoria. O procedimento terminou com a votação simulada, com números reais de candidatos. Depois do teste, os lacres não serão reaproveitados. 


A expectativa é que o segundo turno tenha filas menores se comparado com o primeiro turno em razão do número menor de candidatos que o eleitor paranaense deverá escolher e porque o TRE-PR cobrou empresas terceirizadas para melhorarem a qualidade do transporte de equipamentos. 


"No primeiro turno tivemos cinco candidatos e a coleta de votos tomou tempo. Muito eleitores chegavam na hora e não tinham os números, o que acabou tomando muito tempo. Como agora, no Paraná, os eleitores votarão apenas para cargo de presidente da república, a votação será mais rápida", detalhou o juíz eleitoral, Maurício Boer. 


Boer ressaltou a integridade das urnas. 


"Nenhuma auditoria descobriu qualquer irregularidade. O Tribunal de Contas da União (TCU) comparou o boletim da urna com os dados que chegaram no TSE, para saber se houve algum desvio, e estava tudo correto. Esperamos que não haja nenhum questionamento", concluiu o juíz eleitoral.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá