Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Justiça exonera parentes de vereadores nomeados por prefeito

01/07/19 às 12:24 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública de Paranavaí, no Noroeste paranaense, determinou liminarmente que o prefeito de Nova Aliança do Ivaí (município da comarca) exonere imediatamente oito servidores por ele nomeados. A decisão atente pedido formulado pela 1ª Promotoria de Justiça de Paranavaí em ação civil pública por ato de improbidade administrativa em razão da prática do chamado “transnepotismo”, ou “nepotismo interinstitucional”: o prefeito teria nomeado como servidores comissionados oito parentes de sete vereadores, como forma de obtenção de apoio político na Câmara.

A liminar estabelece prazo de dez dias para a exoneração e multa diária de R$ 2 mil em caso de descumprimento, limitada ao máximo de R$ 60 mil, determinando ainda que o prefeito abstenha-se de nomear parentes dele próprio, do vice-prefeito, dos secretários municipais e dos vereadores.

Na análise do mérito da ação, o Ministério Público do paraná requer que seja confirmada a exoneração dos servidores e anulados os atos de suas nomeações. Além disso, requer a condenação do réu às sanções previstas na Lei de Improbidade, como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024


Fonte: MPPR

Saiba mais: 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá