Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Justiça suspende aumento de salários de vereadores de Faxinal

07/05/21 às 10:19 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Justiça determinou a suspensão de uma norma da Câmara Municipal de Faxinal, que aumentou os salários dos vereadores em 62,93%. A decisão eliminar e segundo a justiça o aumento foi concedido de forma irregular.

O pedido para suspensão foi feito pelo Ministério Público, em ação civil pública que apura ato de improbidade administrativa.

Segundo o MP, o aumento concedido em outubro de 2020 é nulo e contém irregularidades. Uma delas é que com a decisão houve aumentado gastos com pessoal durante período proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que são os 180 dias anteriores ao fim do mandato dos parlamentares.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Além disso, outra irregularidade é ter sido implantado em período de calamidade pública e não foi precedido de estimativa do impacto orçamentário financeiro, conforme exige a legislação.

A decisão judicial determina “a suspensão dos efeitos da Resolução que concedeu o aumento ou de qualquer outro ato normativo que reajustou o subsídio dos vereadores da Câmara Municipal de Faxinal nos anos de 2020 e 2021”.

A decisão ainda cabe recurso.

Na análise do mérito da ação, o MP pede que sejam aplicadas a seis vereadores que promoveram o aumento as sanções previstas na Lei de Improbidade, como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa.

Além disso, requer que todos os vereadores sejam condenados a ressarcir o erário pelos pagamentos ilegais dos valores aumentados.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá