Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

‘Lei desumana’: padre Júlio Lancelotti se manifesta contra Lei Antivadiagem em Londrina

22/11/21 às 18:37 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A aprovação da indicação da Lei Antivadiagem pela Câmara de Vereadores de Londrina repercutiu em todo o Brasil. Nas redes sociais, o padre Júlio Lancelotti, conhecido em todo país pelo seu trabalho em defesa da população de rua, criticou a proposta chamando de “lei desumana”.

Em Londrina, o promotora dos Direitos Humanos, Susana de Lacerda, também se manifestou e classificou a indicação como desumana e inconstitucional. A prefeitura também publicou uma nota nas redes sociais dizendo que "diante de um contexto complexo, não podemos recorrer a análises simplórias e soluções imediatistas".

Movimentos sociais ligados às pessoas em situação de rua também se posicionaram contra. Um texto divulgado pelas entidades alertou que a indicação atenta contra os direitos humanos, criminaliza as pessoas em situação de rua e isenta o Estado do papel de proteção dessa população em extrema vulnerabilidade social.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

A indicação é de autoria do vereador Santão, que sugeriu ao prefeito a criação de uma Lei Antivadiagem. Pela proposta, seria proibida a destinação de recursos para pessoas em situação de rua que se recusam a receber ajuda do município.

A indicação foi aprovada com 11 votos favoráveis, 5 contrários e 3 abstenções. Na justificativa do projeto, o autor afirma que Londrina estaria virando uma “cracolândia” e alerta para a falta de segurança. “Eles têm tido casas e estabelecimentos comerciais furtados, as UPAs tem ficado lotadas de moradores de rua, e são aqueles que não querem regramento algum”, disse o vereador Santão.

Em um dos artigos, o projeto proíbe alocação de mobílias, como colchões e barracas, em praças e espaços públicos, e diz ser competência do município a remoção desses materiais. Também estabelece a obrigatoriedade da realização de um exame toxicológico como condição para transferência de dinheiro para quem está em situação de rua. Se a pessoa tiver mandado de prisão em aberto, não recebe o auxílio.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá