Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Madril pede apoio da OAB para ação contra cobrança de taxa de desastres em Cascavel

15/05/19 às 15:08 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Vereador Policial Madril (PMB) quer o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Cascavel para promover uma ação contra a cobrança de taxa de proteção e desastres. O vereador enviou ofício ao presidente da entidade, reiterando o pedido, já apresentado em outras duas ocasiões anteriores. Ele pede que a OAB promova ação para que seja declarada inconstitucional a lei 6.570/2015, que instituiu a taxa de proteção do serviço de combate a incêndios.

O vereador subsidia seu pedido a OAB em razão de julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) no recurso especial no. 643247, quando considerou inconstitucional a taxa de combate a sinistro, cobradas pelos municípios, criada com o objetivo de ressarcir o erário municipal do custo da manutenção do serviço de combate a incêndios.

Conforme destaca o vereador Policial Madril, a fundamentação do STF é a própria Constituição Federal, em seu artigo 144, que atribui aos estados, por meio dos Corpos de Bombeiros Militares, a execução de atividades de defesa civil, incluindo a prevenção e o combate a incêndios, entendendo inclusive que as funções são essenciais, inerentes e exclusivas ao próprio estádio, que detém o chamado monopólio da força. O relator do julgamento entende ser inconcebível que o município venha a substituir o estado por meio da criação de tributo sobre o rótulo de taxa.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Em Cascavel, informa o vereador Madril, há uma ação em andamento, movida pelo Sindilojas, com liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Paraná, que determinou a suspensão da cobrança da taxa. “Contudo, mesmo diante disso, o município de Cascavel está cobrando a referida taxa de toda a população, ao arrepio do entendimento vigente”, assinala Madril em seu ofício à OAB.

“Essa é a terceira solicitação de providências que este vereador faz à OAB de Cascavel, e que a insistência nesse ofício é por entender que a população brasileira não é corrupta, mas sim, todos estão cansados do ‘jeitinho brasileiro’, tendo em vista que é sempre os que tem menos conhecimentos ou condições financeiras que acabam sofrendo”, frisa Madril.

O vereador ainda assinala que já apresentou projeto de lei, junto com o vereador Olavo Santos (PHS), para que fosse revogada a lei municipal que permite a cobrança, porém, a proposta foi derrotada em plenário. “Mas ouvindo a explanação do presidente da OAB durante mesa-redonda sobre corrupção, na semana passada, quando falou sobre legalidade e sobre a missão da OAB, que é de lutar pela garantia dos direitos dos cidadãos, entendi que a entidade deve nos apoiar na tomada de medidas necessárias para ser extinta a cobrança, que continua sendo praticada em Cascavel”, diz o vereador.

Assessoria de Imprensa/CMC

© Copyright 2023 Grupo Tarobá