Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Márcia Tiburi lança pré-candidatura ao governo do Rio pelo PT

17/06/18 às 19:35 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A filósofa Márcia Tiburi lançou sua pré-candidatura ao governo do Rio pelo PT, neste domingo, 17, com um discurso que exaltou o partido para qual entrou no início de março. Márcia, que era filiada ao PSOL desde 2013, afirmou que se juntou ao PT por uma questão de "gratidão" e "na contramão da história", em evento no diretório Estadual do PT.

Marcia também falou que há uma "tentativa de transformar o PT na metáfora do mal brasileiro". "Podemos sempre refazer os nossos caminhos e ter posicionamentos mais condizentes com a nossa própria história. Foi por esse aspecto da gratidão com o PT que eu resolvi me filar, na contramão da história e na contramão dessa conspurcação e dessa tentativa de transformar o PT na metáfora do mal brasileiro", disse.

É a primeira vez que Márcia irá disputar um cargo político. A filósofa entrou no lugar do ex-ministro Celso Amorim, que teria declinado da função depois que especulações davam conta que o ex-chanceler seria cogitado como possível "plano B" petista para substituir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na candidatura à Presidência.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

A pré-candidata também afirmou que, como professora de filosofia, quer ir "em busca da verdade", fazendo referências à prisão, a seu ver injusta, do ex-presidente Lula. Nos bastidores do Psol, comenta-se que a saída de Marcia do partido e a ida para o PT foi em grande parte pela sua enfática defesa ao ex-presidente.

"Nunca fui candidata, mas tenho certeza de que todo o cidadão comum está com vontade de sair da sua zona de conforto, disse. "O PT é o maior partido do Brasil e tem uma consistência teórica que faz sentido, que agrega e que coloca em cena a diversidade da população brasileira", defendeu.

A chapa também lançou o ex-deputado federal e ex-ministro da Secretaria Especial da Igualdade Racial de Lula, Edson Santos, como coordenador do programa de governo. O presidente do PT no Rio, Washington Quaquá, disse que a pré-candidatura de Marcia foi uma unanimidade no partido. "Vamos para a polarização da disputa no Rio de Janeiro com um nome novo, que vai colocar o PT no centro da disputa e garantir um palanque potente para Lula no Estado", justificou.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá