Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Marco Aurélio afirma que ato 'ressoa como censura'

16/06/18 às 09:25 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou ao Estado que a medida do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pode "ressoar como censura".

"Não é uma crítica direta ao Conselho, mas, na minha visão, o controle nesse caso é sempre posterior, senão ressoa como censura prévia", disse o ministro, referindo-se às normas para o uso de redes sociais por juízes e desembargadores. "(É) Inconcebível, com os ares democráticos da Carta de 1988, se ter uma espécie de censura dirigida ao Estado juiz (Judiciário) por um órgão administrativo."

Ele disse que a Lei Orgânica da Magistratura Nacional já orienta juízes sobre posicionamentos públicos. Na visão do ministro, cabe ao CNJ o controle administrativo posterior das condutas e manifestações dos magistrados que sejam supostamente irregulares.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

A presidente do STF e do CNJ, ministra Cármen Lúcia, disse que não se manifestaria, mas ressaltou que o texto é do corregedor nacional de Justiça.

Para o ex-ministro Carlos Velloso, o lugar de fala dos juízes é nos autos. "O certo é que o juiz fale nos autos e não publicamente a respeito de casos que estão sendo julgados. Isso cabe aos políticos".

O também ex-ministro Sydney Sanches disse que "o STF tem de dizer se o direito à liberdade de expressão que está na Constituição se aplica aos magistrados em qualquer circunstância". "Se ela se aplica, cabe perguntar se existem limites?" As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá